Água Doce digitaliza processos e lança novas ofertas de venda

Entrega de bebidas em domicílio, cardápio multiplataforma e delivery foram as implantações realizadas

Em um ano que foi necessário se adaptar, as franquias, principalmente do segmento de alimentação, precisaram recorrer ao delivery como meio para manter o faturamento das unidades. Este é o caso da Água Doce Sabores do Brasil, que viu alguns de seus restaurantes seguirem os decretos regionais de fechamento do comércio. Como alternativa para manter as vendas, a rede antecipou os processos de digitalização e criou o delivery de bebidas, um cardápio digital e ampliou as entregas por delivery. Em 2020, a franquia teve crescimento de 200% com as entregas em domicílio. Para este ano, a rede espera que as unidades tenham um retorno gradativo, mas que o delivery mantenha sua participação no faturamento.

O delivery de bebidas foi criado para ser um complemento de vendas para as 80 unidades da rede. Operando como um mini distribuidor local, o serviço representou, em média, 40% do faturamento das unidades. Já o cardápio digital, que explora o conceito de multiplataforma, permite ao consumidor acessar o cardápio da marca pelo site próprio, tablets em loja, redes sociais, QRCode e pelo aplicativo da Água Doce. Atualmente, por exemplo, as vendas pelo Facebook, Instagram e WhatsApp representam 20% dos pedidos da rede.

“Os processos de digitalização eram projetos de longo prazo que com a pandemia foram colocados em prática em poucos meses. Percebemos que o hábito dos consumidores mudou. Hoje, eles querem ter tudo na palma da mão e buscam por marcas que ofereçam facilidade para a compra e entrega. Estes canais permitiram que a Água Doce marcasse presença dentro da casa do cliente” conta Julio Bertolucci, diretor de franquia da rede.

Para 2021, a marca planeja um crescimento de 15% em número de unidades, ou seja, abertura de 10 novos restaurantes ao longo do ano. A expansão pelo modelo híbrido será o foco neste ano. O formato, que é uma mescla da operação Express, voltada para a hora do almoço e happy hour, e a Tradicional, com foco no jantar e happy hour, possui investimento entre R$ 281 mil e R$ 460 mil, e é opção para empresários que querem negócios que consigam operar durante todos os períodos do dia e para diferentes públicos.

“Percebemos desde o segundo semestre de 2020 um reaquecimento no setor de expansão com conversas com possíveis investidores. Para os seis primeiros meses do ano, já estão previstas a abertura de três novas unidades. O foco da nossa expansão será para todo o Brasil, principalmente para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que contam com mais oportunidades devido à proximidade com a franqueadora e perfil de público alinhado com o da marca”, diz Bertolucci, que também planeja novidades no cardápio, novas embalagens e investimento em tecnologia e estratégias digitais para atrair os consumidores neste ano.

Fundada em 1990, na cidade de Tupã, interior de São Paulo, a Água Doce, atualmente, conta com 80 restaurantes abertos e é conhecida por oferecer pratos típicos brasileiros, como Escondidinho de carne de sol e bacalhau, entre outros sabores, que são o carro-chefe da marca.