Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o setor de franquias cresceu 8% em 2017 em relação ao ano de 2016. O setor de Saúde, Beleza e Bem Estar foi o que mais se destacou atingindo um crescimento de 12,1 % em relação ao ano anterior. Os números são favoráveis para o reposicionamento da marca Água de Cheiro, que após ser adquirida pela Beauty Franchising em 2016, amplia e fortalece sua presença no mercado nacional de beleza em 2018. A empresa, que atualmente contabiliza 196 lojas, sendo grande parte concentrada na região Nordeste, prevê um crescimento de 68% no faturamento em relação ao ano passado, com a abertura de 45 novas operações até o final do ano, oferecendo uma enorme disponibilidade de capilaridade de expansão nas capitais.
Para alcançar o crescimento esperado, a empresa, com forte presença no interior, prevê investir R$ 7 milhões até o final do ano. “O nosso investimento contempla produtos, inovação, estrutura, e a expectativa é retomar também a visibilidade, com foco em propaganda em marketing”, explica Olindo Jr, gerente de marketing da Água de Cheiro.
A marca, que foi a primeira franquia de beleza do país, apresenta um novo modelo de negócio que tem como objetivo democratizar o universo da beleza. “A Água de Cheiro é diferente do que já existe no mercado. O intuito da empresa é unir marca própria e multimarcas em um único ponto de consumo, oferecendo ao nosso consumidor a experiência exclusiva de ter o contato com marcas importadas e relevantes, como Gabriela Sabatini, Antonio Banderas e Jennifer Lopes, dentro da nossa loja, de maneira acessível, reforçando o conceito de marca democrática”, afirma Sarah Duarte, diretora comercial da Água de Cheiro.
Com um portfolio com preços acessíveis e de alta qualidade, os investimentos para abertura de franquia de Água de Cheiro começam a partir de R$ 87 mil para quiosques e R$ 197 mil para lojas próprias, e o retorno de investimento varia entre 18 e 36 meses. Segundo a executiva, a taxa de franquia da Água de Cheiro é um grande atrativo para o franqueado. “Nossa taxa de franquia é uma das mais baixas do mercado entre 25 e 40 mil, tendo como foco atendermos a demanda reprimida de investidores com potencial”, afirma Sarah. O ticket médio é de R$ 93,00 e o faturamento médio mensal para lojas é de 70 mil reais e para quiosques de 30 mil reais.