Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a pandemia afetou de forma branda o mercado de beleza, que seguiu em expansão e registrou um ligeiro aumento no final de 2020. Correlato a esse dado, a Água de Cheiro, pioneira em franquias de beleza e perfumaria, fechou o ano com um aumento de 23% no faturamento, em relação a 2019.
Para Olindo Caverzan Junior, diretor da Água de Cheiro, este resultado deve-se a dois fatores: ao empenho dos franqueados, que encontraram nas vendas online — por WhatsApp e e-commerce — uma saída para seus negócios, e às grandes parcerias feitas pela marca. “Oferecemos aos nossos clientes experiências diferenciadas durante um ano extremamente atípico. De um lado, buscamos fechar colaborações com grandes nomes do varejo brasileiro e mundial, como a Brinquedos Estrela e a Maybelline NY, o que cativou ainda mais nossos consumidores e trouxe novos públicos. De outro, os franqueados souberam se reinventar e explorar o atendimento remoto da melhor forma possível, de modo a cativar o cliente fora do ambiente da loja”, afirma o executivo .
A marca quer retomar em 2021 as parcerias com outras empresas de peso e aproveitar datas especiais para se aproximar ainda mais do público. “Investiremos bastante nas colaborações este ano. Os resultados de 2019 e 2020 foram muito positivos e não vemos motivos para não seguir com essas oportunidades. Aproveitaremos datas sazonais, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, para oferecer uma experiência de consumo diferenciada para nossos clientes”, comenta Olindo.
EXPANSÃO
A pandemia também não afetou o crescimento das operações da rede, que em 2020, inaugurou mais de 30 novas lojas e fechou mais 36 novos contratos com franqueados. Com esse cenário positivo, as previsões para 2021 são otimistas – a Água de Cheiro visa triplicar o número de novas operações neste novo ano, inaugurando cerca de 80 novas unidades espalhadas pelo Brasil.
Os planos, de acordo com Fernando Antunes Cardoso, gerente de expansão e implantação da marca, são atingir regiões do país em que a Água de Cheiro ainda tem uma presença discreta, como por exemplo, algumas cidades menores, com até 105 mil habitantes. Para isso, novos layouts e abordagens serão peças-chaves em 2021.
PORTFÓLIO
As novidades da marca também se estendem para o portfólio, que promete contar com produtos inovadores. Segundo Olindo, funcionalidade, tecnologia e performance são itens que não podem faltar nos produtos para os consumidores atualmente. Seguindo essa tendência, a Água de Cheiro, como uma empresa inovadora desde sua fundação, continuará entregando os melhores e mais modernos itens do mercado para seus consumidores.
“O ano de 2020 foi desafiador para nós. Em meio ao processo de retomada da marca no mercado, precisamos acelerar algumas etapas do plano, adiar outras tantas e seguir firmes dando o suporte necessário para manter a saúde física e financeira da rede de franqueados. Nesse cenário, a inovação e a capacidade de adaptabilidade foram fundamentais para conseguirmos passar pelo ano de 2020 de forma saudável e registrando crescimento. Entramos em 2021 otimistas e prontos para novos desafios”, ressalta o diretor da Água de Cheiro.