Viajar e curtir o destino escolhido durante as férias ou os dias de descanso pode virar uma grande dor de cabeça para quem pouco planeja o seu passeio. Além de correr o risco de gastar a mais com voos e hotel, o turista ainda pode ter sérios problemas burocráticos pela falta de conhecimento em relação à legislação do local visitado, por exemplo.
Situações como essas podem acontecer se o viajante não for organizado e não contar com o auxílio de um profissional da área. “Qualquer pessoa corre esse risco, mas o agente de viagens contribui para minimizá-lo. E, mais do que isso, ele ajuda na escolha do roteiro, em todos os seus detalhes, justamente para realizar o sonho do turista”, explica o franqueador da rede Flyworld Viagens – considerada a primeira microfranquia de turismo do Brasil –, Paulo Atencia.
Além de personalizar cada pacote, o agente de viagens também é responsável por gerar economia ao cliente. De acordo com um estudo da American Society of Travel Agents (ASTA), dos Estados Unidos, essa categoria profissional contribui para que se viaje mais, gastando menos. “O mesmo acontece aqui no Brasil. O agente mostra as melhores soluções para hospedagem, transporte, alimentação e diversão. Na verdade, ele trabalha para garantir que tudo dê certo enquanto o turista desfruta de sua viagem”, destaca Atencia.
O especialista da Flyworld Viagens também ressalta as características desse profissional. “É ele que detém o conhecimento para fornecer todas as informações relacionadas aos destinos, reservas, preços e tarifas. Por isso, é fundamental ser dinâmico e persuasivo nesse ramo, entender a necessidade do consumidor e não ter medo de perguntar o que ele realmente deseja”, afirma. Mas, para ser um bom agente de viagens é preciso ir além.
“Isso é o básico. Temos franqueados muito dedicados que atuam como Personal Travel e estão se dando bem nesse mercado. Além de planejarem a viagem de forma personalizada, sempre de acordo com o perfil do consumidor, eles ainda podem acompanhar o viajante, resolvendo, enquanto o cliente passeia, problemas com hotel, reserva de carro, documentação e até com entradas em lugares a serem visitados”, ressalta Paulo Atencia.
Um Personal Travel oferece um serviço mais exclusivo e está disponível 24 horas por dia para auxiliar o viajante em qualquer parte do mundo. “Os imprevistos em rotas internacionais, por exemplo, como chegar no hotel e perceber que a reserva não foi feita e todos os quartos estão ocupados. Quem resolve isso rapidamente? Esse profissional que, com toda a sua expertise, soluciona o problema da melhor maneira possível sem alterar o roteiro, atrapalhar passeios já agendados e sem comprometer o orçamento da viagem, muitas vezes, já paga”, finaliza o especialista.