Aeroportos na rota das franquias

De acordo com previsão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), depois de um desempenho praticamente estável em 2013, a aviação deve crescer até 5% em 2014. O aumento do fluxo de pessoas que circulam pelos terminais, assim como as melhorias de infraestrutura promovidas nestes locais e a aproximação da Infraero – estatal responsável pela administração dos aeroportos – com a ABF (Associação Brasileira de Franchising) são fatores que transformaram os terminais em importantes centros de consumo e pontos comerciais valorizados por redes de franquias.                                                            

Para o especialista em franchising Marcos Nascimento, “hoje, os aeroportos estão com uma estrutura boa e adequada com design moderno e esses fatores atraem as redes”, explica o diretor-presidente da Cia de Franchising, empresa especializada em formatação, expansão, comercialização e gestão de franquias.

 O setor de alimentação é o que tem mais espaço na expansão de franquias nos terminais aéreos, mas os setores de serviços, presentes e moda também identificam boas possibilidades de negócios. A rede Açaí no Ponto, que começou a instalar unidades em aeroportos em 2012, tem operações nos terminais de Salvador, Recife e Belém.

 De acordo com o diretor da rede, Caio Costa, ocupar esses espaços faz parte da estratégia de visibilidade da marca. “Estamos presentes em 17 estados e buscando a expansão da nossa rede de franqueados. A presença nos aeroportos permite que mais pessoas conheçam a marca e consumam nosso produto”, aponta o executivo. 

 Para abrir uma franquia em aeroporto é necessário investimento alto, além de seguir normas específicas. No entanto, a possibilidade de obter um bom retorno com a unidade faz o negócio valer a pena. “Os pontos comerciais em aeroportos são caros, porém, o valor médio dos produtos comercializados nestes locais também é mais alto do que em outras unidades. Isto é, um ponto compensa o outro”, explica Costa, da Açaí no Ponto.

 Nos aeroportos públicos, a Infraero regulamenta a concessão de áreas comerciais de acordo com a Lei de Licitações (nº 8.666/93), ou seja, por meio de pregões presenciais. O mix comercial de cada terminal é definido pela estatal de acordo com o perfil de cada região – turismo ou negócios, por exemplo. A empresa vencedora tem prazo máximo de concessão de dez anos.

 Diversos terminais brasileiros passaram a ser administrados por consórcios que têm a responsabilidade de realizarem altos investimentos nos próximos anos. O diretor da Cia de Franchising acrescenta que os aeroportos privatizados também oferecem boas possibilidades para o setor. “Muitas oportunidades ainda estão por vir nestes terminais. A presença do franchising vai crescer na medida em que esta estrutura nova e adequada for implantada”, conclui Nascimento.

 Açaí no Ponto

 A marca é proveniente da região Norte do Brasil, mais precisamente Manaus/AM, onde o cultivo da fruta é intenso. Criada inicialmente para atender a uma rede de universidades com 15 unidades de ensino, a rede desenvolveu um modelo de negócio próprio para facilitar a implantação, o manuseio dos produtos e o atendimento aos clientes.

 Inserida no franchising em 2011 a rede oferece açaí frozen 100% natural e pasteurizado. A proposta é levar o açaí natural da região amazônica, preparado em menos de um minuto, com 11 tipos de acompanhamentos, mais de 56 combinações e servido em copos de diversos tamanhos, inclusive com embalagens para viagem.

 O açaí é um alimento nutritivo para quem não tem tempo hábil para se alimentar direito, ótima opção de refeição para a correria do dia a dia e atende consumidores de todas as idades que se preocupam com a saúde e o bem estar. O fruto tem inúmeras propriedades e tem sido cada vez mais consumido em todo o Brasil.

 Apesar de ser um fast food, o Açaí no Ponto tem rigoroso processo para manter o mesmo sabor e vitaminas do fruto fresco, altamente rico em proteína e ferro, composto por 80% de polpa da fruta e 0% de gordura trans.

 O Açaí no Ponto une dois fortes segmentos: o alimentício e o de estilo de vida saudável. Além disso, é fundamental para centros de consumo que buscam franquias especializadas (com produto único) e opções exclusivas para seus mix de produtos.

 Raio X – AÇAÍ NO PONTO

Segmento que atua: Alimentação (fast food saudável)

Ano de fundação: 2011

Inicio Franchising: 2012

Unidades: 2 lojas próprias + 56 franquias

Modelos de Negócio: Quiosque, Totem, Food Truck (quiosque móvel) e Loja

Investimento inicial: de R$ 90 mil a R$ 200 mil

Taxa de franquia: de R$ 15 mil a R$ 25 mil

Capital de giro: de R$ 15 mil a R$ 35 mil

Royalties: 5% sobre o faturamento bruto

Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento bruto

Área mínima: a partir de 1 m²

Número de funcionários: de 2 a 5

Faturamento bruto médio mensal: R$ 40 mil

Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

Site: www.acainoponto.com.br

 

Lacerda Comunicação

João Vitor Barros (17) 3222-1168

[email protected] 

www.lacerdapress.com.br

Clique aqui para receber mais infomrções: http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter