Participar de feiras de negócios e empreendedorismo é uma das estratégias de prospecção no mercado da Acquazero – franquia especializada em limpeza ecológica e estética automotiva. Henrique Mol, empresário por trás da marca, acredita que um bom networking pode render boas parcerias. Por isso, tem como premissa levar seus negócios para esses eventos, como, por exemplo, a Expo Postos & Conveniência, que acontece entre os dias 13 e 15 de agosto.
Nesse encontro Mol pretende evidenciar o conceito de limpeza que utiliza na Acquazero para sanar uma necessidade de mercado: proibição do uso excessivo água em lava jatos. Há alguns anos o Brasil vem exigindo das empresas que oferecem serviços de lavagem de carros, inclusive, em postos de combustíveis, que haja uma economia de água neste processo, impondo até mesmo com que ocorra um esquema de reutilização do líquido. No momento não são todos os estados brasileiros que adotaram a lei, contudo, a cada dia, essa causa é sancionada em alguma região do país.
Aprovada pela lei e pela natureza
Os serviços desenvolvidos pela Acquazero atendem exatamente essa frente. No mercado desde 2009, a franquia oferece soluções ecológicas para limpeza, conservação e restauração de veículos. A lavagem (carro chefe), por exemplo, é realizada com apenas 300 ml de água em junção a produtos biodegradáveis.
“Hoje alguns locais ainda executam o processo de lavagem convencional, usando muita água. Porém, não existe alvará para a prestação desse serviço; a fiscalização está em cima e proibindo essa prática. Nosso conceito atende as exigências e tem alvará. Com isso, nosso objetivo na feira é estreitar relacionamento e abrir contatos com esses postos de combustíveis mostrando que somos o principal player no setor e que temos a solução perfeita para a realidade que eles vivem hoje”, explica Henrique.
O empresário comenta que a solução vem de encontro com o objetivo dos empresários que buscam criar soluções para explorar seus pontos de vendas para assim, torná-los mais rentáveis.
Negócio adaptado
A Acquazero possui hoje quatro modelos de negócio, um deles é o Standard, que entre outros, é desenvolvido para postos de combustíveis. O valor de investimento é de R$58 mil, já inclusos a taxa de franquia, instalação e capital de giro. O faturamento médio mensal é de R$35 mil, e o líquido, R$10.500.
Calamidade Pública
Além do desperdício de água, uma lavagem comum é muito prejudicial para o meio ambiente. Calcula-se que em média um carro utiliza 300 litros de água para sua limpeza, e, quando é descartado, carrega consigo óleo e graxas para os esgotos públicos. Para se ter uma ideia do tamanho do problema, um litro de óleo chega a contaminar até um milhão de litros de água e, por isso, pode paralisar o trabalho de estações de tratamento de água por tempo indeterminado.
Imagine que pelo Brasil há centenas de lava jatos que atendem diariamente dezenas de veículos. Imagine ainda, a quantidade de água que é desperdiçada e o tanto de resíduo que atingem o solo e contaminam os rios, mares e lagos que são utilizados para o abastecimento das cidades. Complicado, né? A situação pode comprometer o futuro do planeta, porém, ainda tem chances de diminuir esse impacto quando substituídos com a limpeza ecológica.