Acquazero Eco Wash participa de Feira de Franquias na cidade do México

Rede é referência em estética automotiva, com método único de limpeza sustentável

A Feria Internacional de Franquias do México (FIF) é um dos maiores eventos de franquia da América Latina. Em 2022, a edição de número 45 terá o formato híbrido, combinando o digital com o presencial com participação em estande, realização de visitas técnicas a players do mercado mexicano e agendamento de reuniões com potenciais parceiros presentes.

A FIF será de 9 a 11 de junho no Centro de Exposições e Convenções World Trade Center, na cidade do México. Este é considerado o ponto de encontro das empresas mexicanas e estrangeiras que procuram investidores para expandir sua marca, e dos empreendedores que buscam um negócio no qual investir seu dinheiro e tempo. Além de incentivar os contatos comerciais, o encontro incentiva o debate sobre o mundo das licenças.

A franquia Acquazero Eco Wash, especializada em lavagem automotiva e residencial ecológica, é uma das redes que estará presente na Feira. A ABF estará com estande de marcas brasileiras na cidade mexicana. “É a melhor forma de aumentar a exposição da marca, atrair investidores e atualizar-se por conta da importância do evento, que é uma referência para negócios de sucesso”, explicou Henrique Mol, diretor executivo da marca.

Mercado Internacional de franquias

A Acquazero Eco Wash retomou com empenho seu processo de expansão internacional no fim do ano passado. A rede iniciou o processo de internacionalização ainda em 2019 e, após um período de pausa durante a pandemia, voltou a crescer no exterior. Para 2022 a marca tem planos de alcançar 1200 operações no Brasil e inaugurar unidades em mais de três países. Até 2026, a empresa tem objetivos ainda mais ambiciosos: atingir o marco de 4 mil unidades.

“Voltamos com determinação para investir na internacionalização, participando de muitas reuniões e criando um novo departamento, que foca integralmente no desenvolvimento do negócio no exterior”, cita Henrique Mol, presidente do grupo Encontre Sua Franquia, que detém a marca Acquazero.

A marca já possui implantações em Queretaro, no México; Santo Domingo, na República Dominicana; Sidney, na Austrália; e uma unidade operando em Orlando, nos Estados Unidos. Agora, a estratégia da Acquazero é trabalhar em mercados prioritários definidos para o momento: Peru, Colômbia, Paraguai, Uruguai e mais países latinos. De acordo com Henrique, as principais frentes da rede para esse ano são a América do Sul e Central, além do desenvolvimento específico nos EUA, no estado da Flórida.

Participações em feiras internacionais

A Acquazero é uma rede muito participativa em feiras de franquias. Só neste ano a rede já participou de cinco edições da FranchiseB2B, em Belo Horizonte, São Paulo, Recife, Brasília e Vitória. Além disso, quando se trata das feiras internacionais a franquia também marca presença.

Segundo Mol, a Acquazero já participou de feiras em Bogotá, na Colômbia; Buenos Aires, na Argentina; Macau, na China e Paris, na França, neste caso com o objetivo principal de conhecer o mercado europeu. Em seguida, representantes da marca estiveram em reuniões agendadas em Portugal e Suíça, para discutir a respeito da internacionalização da marca.

“A ideia que temos para este ano é de alcançar países da América Latina, por serem grandes centros. Porém, também estamos negociando outros locais, sempre ofertando o modelo de masterfranqueado”, finaliza Mol.

Projeto Franchising Brasil

O Franchising Brasil visa promover as marcas brasileiras no mercado internacional, estimulando a exportação de franquias nacionais em feiras e missões empresariais. Uma forma de colocar as marcas brasileiras em vitrines mundo afora. O projeto, que conta com mais de 100 marcas, é resultado da parceria entre a Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Pelo acordo, as empresas vão arcar com apenas 40% dos custos do programa, a APEX responderá por 50%, e a ABF, com 10% do valor. O plano de intercâmbio empresarial prevê a participação em eventos na Argentina, Chile, Colômbia, México, Equador, Peru, Estados Unidos, Portugal, Itália e Espanha.

A Acquazero

A Acquazero Eco Wash é uma referência no segmento de estética automotiva e higienização residencial. A rede tem como pilar e diferencial competitivo a limpeza ecológica: atua com produtos biodegradáveis e um método de limpeza sustentável único que utiliza apenas 300ml de água para a limpeza de um carro. A empresa se orgulha em já ter economizado mais de 200 milhões de litros de água desde sua fundação em 2009.

Em 2018, a marca foi comprada e incorporada pelo grupo Encontre Sua Franquia e, desde então, vem expandindo de uma forma bem significativa, apresentando crescimento acelerado. Outro destaque da rede é a padronização de seus serviços, já que os produtos são fornecidos aos franqueados, são todos da Zaplus Car, empresa também pertencente ao grupo detentor da Acquazero. Esse controle no abastecimento das unidades gera uma experiência única na ponta, ou seja, aos clientes.

Mas o principal chamativo da rede é a parte de tecnologia, como seu sistema próprio, o “AcquaOn”, que o franqueado utiliza para dar entrada na movimentação financeira, dos serviços prestados e dos clientes. Essa tecnologia disponibiliza os canais de vendas online, como o e-commerce e o aplicativo da marca. O mais interessante do sistema é sua capacidade de criar inteligência de marketing com os dados armazenados. As estratégias são criadas a partir dessas informações internas, sem a dependência do franqueado. A franqueadora cria essa prospecção e o franqueado apenas foca na operação e em prestar um bom serviço.

“Por exemplo, a unidade colocou lá que fez um carro do cliente, aí tenho no sistema os dados desse cliente, o que foi feito e o que consumidor precisa, mas não foi vendido. Cria-se estratégias nesse sentido. Também fechamos recentemente uma parceria com a Sem Parar, então todos os nossos pontos terão também esse meio de pagamento. Assim, conseguimos, em conjunto com a Sem Parar, trabalhar a estratégia de marketing desses dados que temos dentro de uma base única”, explica Henrique.