Acne | Conheça os mitos e verdades do problema

Publicado em 06/06/2016 por Imprensa

Prevenção é fundamental e deve começar a partir dos 30 anos de idade

A acne incômoda homens e mulheres, principalmente na adolescência. Algumas pessoas convivem com o problema também na fase adulta. Mulheres, no período da menstruação, podem ser acometidas por cravos e espinhas por conta da alteração hormonal.


Se a pessoa tem pele oleosa, ela está mais propensa a desenvolver acne, sendo necessário ter cuidados diários e, muitas vezes, associados a tratamentos estéticos e, em alguns casos, à alimentação.


Muitos mitos rondam esse assunto. Para esclarecer, a fisioterapeuta Thais Carvalho, responsável pela área facial da ONODERA Estética, maior rede de clínicas estéticas do Brasil, respondeu algumas perguntas sobre o tema e ajuda a elucidar o que vale a pena investir e se livrar do problema. Confira a seguir:


É possível curar a acne. VERDADE


Sim, é possível. Porém, o tratamento é longo, exige perseverança e disciplina. Quanto mais cedo a pessoa começa, menores são as chances de cicatrizes e manchas.


Acne é pior na adolescência. VERDADE


Alguns fatores hormonais comuns nessa fase da vida podem contribuir para o aparecimento ou a piora da acne. Entre eles, podemos citar o ciclo menstrual. A presença de sulfato de deidroepiandrosterona, hormônio responsável pelo aparecimento de pelos pubianos e axilares também pode desencadear espinhas nos jovens.


Estresse piora acne. VERDADE


O estresse, quando muito intenso, aumenta a produção de cortisol e estimula os hormônios androgênios, acionando mais a glândula sebácea e, assim, o aparecimento da acne.


Chocolate e alimentos gordurosos provocam espinhas. DEPENDE


Embora não existam estudos comprovando a correlação entre a dieta e o aparecimento das lesões, se a pessoa notar que certos alimentos gordurosos (chocolate, frituras, nozes, amendoins, por exemplo) pioram as crises, deve excluí-los da alimentação ou evitá-los com maior frequência.


A limpeza de pele ajuda a melhorar a Acne. VERDADE


Sim. A limpeza da pele promove a remoção dos cravos, controla a oleosidade e ajuda no fechamento dos poros.


A poluição aumenta a probabilidade de desenvolver acne. MITO


A presença de CO2, dióxido de carbono, não estimula o aparecimento de espinhas.


Sol ajuda a combater a acne? MITO


Pode ocorrer uma melhora inicial nas lesões inflamatórias, mas não há evidência científica direta de que a luz solar melhore as espinhas.


TRATAMENTOS


Alguns dos tratamentos recomendados e oferecidos pela ONODERA são a Limpeza de Pele, ACNE CONTROL, ANTIACNE, PEELING e LASER( para os casos mais graves), entre outros. O procedimento será definido conforme a intensidade das lesões causadas pelas espinhas e após uma avaliação estética.


LIMPEZA DE PELE - remove as impurezas da pele e promove a limpeza dos poros. É realizada com vapor e ionização (opcional). O procedimento previne o surgimento da acne, ressecamento ou a oleosidade excessiva do rosto.


ACNE CONTROL - ameniza a agressão causada pela acne. Os princípios ativos utilizados no produto promovem ação anti-inflamatória e reestabelecem o equilíbrio e uniformidade da pele.


ANTIACNE - higieniza, esfolia e ioniza a pele. Reduz a incidência de acne e equilibra a secreção sebácea. Nesse tratamento, é utilizado um aparelho de ionização após a aplicação dos cosméticos com ações descongestionantes, antissépticos e cicatrizantes.


PEELING - procedimento promove a esfoliação (descamação) e melhora a sua textura.  O processo também clareia as manchas e atenua rugas, além de estimular a renovação do colágeno, proteína que dá mais firmeza à pele.


LASER FRACIONADO – tecnologia de última geração. É um procedimento de foto rejuvenescimento indicado no tratamento de cicatrizes de acne, além de estrias brancas ou vermelhas e poros abertos.


Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquias , Franquias de estética , Onodera Estética