Açaí na casquinha: uma opção saudável frente ao sorvete

Quando o assunto é alimentação infantil, pais realmente enfrentam um desafio e tanto na hora de inserir uma dieta saudável, balanceada e nutritiva ao cardápio da meninada. Chega a ser quase que uma luta desleal oferecer comidas saudáveis às crianças quando se há uma enorme oferta e propaganda de produtos como sorvetes, picolés, sanduíches, salgadinhos, refrigerantes e outros itens industrializados, que agregam muito em sabor, mas possuem pouco valor nutritivo.

Mas nutricionistas e pediatras afirmam que existem sim alternativas para inserir sabor e mais saúde no cardápio das crianças. Uma dica é o açaí, um superalimento, rico em vitamina E, fibras, cálcio, potássio e ferro. Amplamente consumido por quem realiza atividades esportivas regularmente, o alimento produzido com a fruta originário da Região Amazônica, é uma ótima fonte de algo que a criançada gasta muito: energia. Uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Amazonas aponta que o consumo regular do açaí contribui para o raciocínio das crianças e ajuda a manter os neurônios mais saudáveis pelo alto índice de ferro que possui.

A engenheira de alimentos da Fast Açaí, Helen Leite, lembra que o alimento  ainda tem um fator aliado para ser usado no cardápio infantil, o fato de ser parecido com o sorvete. “Além de ser uma grande fonte de energia, o açaí realmente traz uma sensação de refrescância grande ao organismo”, explica. Servido com diversos acompanhamentos como granola e frutas frescas, o alimento pode ajudar a introduzir outros itens saudáveis no cardápio da meninada.

Casquinha

Com o intuito justamente de atrair ainda mais esse público infantil, a Fast Açaí, franquia especializada no conceito healthy fast food (comida rápida e saudável), lançou recentemente o açaí na casquinha que é servido tal como um sorvete, embora o produto não seja um sorvete, mas sim um gelado comestível de fruta. A ideia surgiu de uma franqueada da marca em Belo Horizonte que, a pedido do público, começou a vender o açaí na casquinha de sorvete e alcançou uma aceitabilidade surpreendente. Segundo a dona da unidade da franquia, Leandra Barbosa, nos primeiros três dias de venda o número de clientes aumentou em 50%. Foi a partir dessa ideia que a Fast Açaí decidiu levar essa nova forma de servir seu produto para os mais de 180 pontos de vendas da marca espalhados pelo Brasil.

Leandra revela que outra novidade que caiu no gosto da criançada é o misto do açaí com cupuaçu, chamado de soft ou expresso, também servidos na casquinha. O cupuaçu, que nas unidades da Fast também pode ser servido só, é um fruto originário da Região Amazônica e possui várias propriedades benéficas para o organismo humano, como por exemplo, o auxílio da função metabólica do corpo, ajudando no controle do peso. Assim como o açaí, o cupuaçu é uma grande fonte de energia, possui fonte de Vitamina A, Complexo B e Vitamina C, rico em flavonoides, poderosos antioxidantes que ajuda a neutralizar a ação dos radicais livres.