Com apoio da ABF – Associação Brasileira de Franchising, o Serviço Comercial dos Estados Unidos – Consulado Americano traz à São Paulo, de 21 a 23 de setembro, uma missão empresarial composta por 10 redes de franquia norte-americanas que procuram investidores no Brasil. Destas, oito redes desembarcam no Brasil pela primeira vez (Bonchon Franchise, Dairy Queen, Papa John’s, The Melting Pot, Wing Zone, World of Beer e Assiting Hands Home Care), duas buscam ampliar sua expansão (Carl’s Jr. e Coldwell Banker) e outra retornar ao mercado brasileiro (FASTSIGNS). A maior parte das redes, sete no total, são do segmento de Alimentação, sendo as demais dos segmentos de Comunicação Visual, Imobiliário e Saúde. O objetivo da missão é buscar Masterfranqueadores, Desenvolvedores de Área e franqueados individuais interessados em representar as marcas norte-americanas no Brasil.
A programação do grupo começou nesta quarta (21/09) com um Simpósio na sede da ABF – exclusivo para convidados e imprensa credenciada. O tema foi o mercado brasileiro de franchising, as perspectivas da economia nacional e aspectos jurídicos do setor de franquias no Brasil. Participaram do evento a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, o vice-presidente da ABF, Altino Cristofoletti, o Consul Geral dos Estados Unidos no Brasil, Ricardo Zuniga, e Josh Merin diretor de International Affairs da International Franchising Association – IFA (associação correspondente a ABF nos EUA).
Segundo o vice-presidente da ABF, Altino Cristofoletti, “as redes vêm estudando o Brasil há algum tempo, mas elaboramos uma agenda para compartilhar o que há de mais novo em nosso setor e no ambiente de negócios brasileiro. Vamos abordar o desempenho do setor no primeiro semestre, que cresceu 7,9%, as oportunidades de pontos comerciais que surgiram com a crise econômica e o aparecimento dos primeiros sinais positivos na economia. Este é o momento de começar a investir a fim de estar pronto para quando a economia voltar a acelerar”.
Atualmente, 45 redes de franquias norte-americanas atuam no Brasil, a maioria do segmento da alimentação. Para Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado e internacional da ABF, “o mercado de franchising brasileiro e americano têm um relacionamento de longa data, mas pode evoluir muito no intercâmbio bilateral. O grupo de empresas que estamos trazendo nesta missão tem grande interesse em trazer ou expandir sua marca no Brasil. Nesse sentido, representantes ou parceiros locais são muito importantes, pois agregam experiência e conhecimento do mercado nacional e suas peculiaridades. De outro lado, potenciais franqueados brasileiros terão a oportunidade de operar negócios testados no maior mercado do mundo: os EUA. Trata-se de marcas reconhecidas e com propostas inovadoras e que podem ter aderência ao mercado brasileiro de franquias que, mesmo neste período de desaceleração macroeconômica, manteve sua expansão em faturamento e número de marcas”.
Nos dias 22 e 23/09, serão realizadas rodadas individuais de match-makings entre as redes e potenciais investidores. Serão mais de 90 sessões, com empresários de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, João Pessoa e Ribeirão Preto, e de diferentes perfis: grupos franqueadores, multifranqueados e empreendedores individuais. A agenda de algumas redes ainda possui espaço. Os empreendedores interessados em participar das rodadas de negócio devem procurar o Consulado dos EUA e pleitear uma vaga. O diretor da ABF ressaltou ainda que “nossa expectativa, além do intercâmbio de informações, é que, a partir dessas reuniões, negócios sejam efetivamente fechados com execução já neste ano e no primeiro trimestre de 2017”.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito