Para incentivar ainda mais o movimento de internacionalização de franquias brasileiras, a Associação Brasileira de Franchising, principal representante do setor no Brasil e segunda maior entidade de franquias do mundo, lança o Certificado de Franquia Internacional ABF. O setor iniciou 2019 com 140 redes brasileiras com unidades em operação¹ em 88 Países. O objetivo da entidade é reconhecer as redes mais adiantadas neste processo, incentivar novas movimentações e engajar os profissionais do mercado nas missões internacionais, rodadas de negócio, eventos e outras iniciativas de promoção internacional da ABF em parceria com a Apex-Brasil.
As inscrições para as marcas elegíveis vão até 31 de maio. As marcas chanceladas serão anunciadas durante o Congresso Internacional de Franchising 2019 que será realizado dia 27 de junho, no Expo Center Norte, dentro da programação da ABF Franchising Week, semana inteira de imersão no mundo do franchising.
“Frente a um cenário local complexo, a internacionalização – ainda que tenha seus desafios – continua a ser uma estratégia de longo prazo de muitas redes brasileiras. Já temos um grupo significativo de marcas brasileiras no exterior, algumas delas com alto nível de maturidade, como mostrou um estudo conjunto da ABF com a ESPM. A entidade continua a incentivar este movimento, atuando inclusive em parceria com a Apex-Brasil, por entender que é importante para o fortalecimento, ganho de escala e conhecimento das franquias brasileiras. Com o certificado, damos mais um passo neste movimento, deixando também mais evidente ao mercado o desenvolvimento de cada marca”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.
Os Estados Unidos permanecem sendo o principal destino das marcas brasileiras no exterior, com 57 redes operando localmente. Portugal se mantém como o segundo país mais procurado, com 34 marcas, e o Paraguai em terceiro, com 32 redes. O segmento de Moda é o mais internacionalizado, com 32 marcas; Saúde, Beleza e Bem-Estar vem a seguir, com 25 e Alimentação em terceiro lugar, com 22.
Para melhor refletir esse movimento, o Certificado de Franquia Internacional ABF é dividido em quatro categorias: Pleno, Sênior, Máster e Mega. Para participar, a marca deve ser originária do Brasil, associada a ABF e aderir ao Projeto Franchising Brasil, que unifica e organiza as ações de internacionalização de franquias da ABF e Apex-Brasil.
Este ano, o Franchising Brasil já realizou missões ao Congresso da International Franchise Association – IFA, em Las Vegas (EUA), a Expo Franchise Paris, Multi Unit Franchise Conference em Las vegas, Feria Internacional de Franquicias de Assunção e prevê ainda, no segundo semestre de 2019, missões à Colômbia, Peru, Macau, Argentina e Portugal. Durante a ABF Franchising Expo em São Paulo, o projeto trará investidores de vários países interessados em marcas brasileiras.
“Conhecer mais profundamente os países em que se quer atuar e interagir com empresários locais são etapas fundamentais do processo de internacionalização. Com o projeto, queremos acelerar estas etapas e, para as marcas mais maduras, fomentar negócios no curto prazo. Em outros anos, tivemos exemplos de negócios bem sucedidos e esperamos ótimas oportunidades neste ano também, ainda mais agora com o certificado”, afirma Fabio Khouri, diretor internacional da ABF.
¹ unidades próprias, franqueadas, operações de máster franqueados e desenvolvedores de área e joint ventures.