A Fórmula conquista novamente o Selo de Excelência da ABF

Empresa almeja crescer 40% em 2022; estratégia é buscar novos franqueados em todo o país

O Grupo A Fórmula, um dos líderes no segmento de farmácias de manipulação no Brasil, conquistou mais uma vez o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a maior autoridade do segmento de franquias no país. A premiação reforça a posição da A Fórmula como uma das melhores alternativas de investimento do setor, oferecendo credibilidade e segurança aos franqueados em diversos critérios avaliados pela ABF.

A premiação vem ao encontro da estratégia de expansão da companhia, que almeja a abertura de 35 novas unidades no Brasil este ano. A expectativa é que o faturamento seja 40% superior frente a 2021, totalizando R$ 200 milhões. “A busca do brasileiro pelo fortalecimento da imunidade e por uma medicina preventiva se intensificou. Aliado a isso, temos o fato do país ser referência global na manipulação de ativos farmacológicos, oferecendo aos pacientes a oportunidade de tratamentos cada vez mais individualizados e, consequentemente, mais assertivos”, diz Bruno Costa, Diretor-Executivo da empresa.

Segundo o executivo, o plano de expansão contempla todo o território brasileiro, onde a empresa já possui 90 unidades. A estratégia se dará organicamente e através da portabilidade de marca de outras redes de farmácias convencionais ou de manipulação. “Nossa expectativa de faturamento para 2023 é de R$ 280 milhões, em uma curva de crescimento contínuo. Já em 2024, nossa meta é chegarmos a R$500 milhões, com 250 operações ativas no Brasil, nos colocando em uma posição de destaque no mercado nacional. Devemos gerar cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos. Temos investido cerca de R$ 1 milhão ao ano em pesquisa e desenvolvimento e tecnologia reforçando nosso compromisso com a qualidade e excelência de ativos e processos e inovação e assim atendermos a demanda que certamente se multiplicará”, ressalta Costa.

Potencial do Mercado De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de saúde, beleza e bem-estar no Brasil cresceu 10% no número de unidades em 2021, terceiro maior avanço no universo do franchising. Já o faturamento do segmento cresceu 10,5%. Outro fator que colaborou diretamente com o segmento de farmácias de manipulação foi o aumento de redes de franquias de clínicas médicas. “Com novas clínicas, mais prescrições têm ocorrido e com isso a necessidade por se manipular formulações. Nosso setor tem um alto potencial de crescimento, representando atualmente apenas 1,5% do mercado nacional de medicamentos”, reforça Costa.

Para o executivo, o conceito de longevidade é o que determinará a jornada do consumidor e o mercado nacional como um todo nos próximos anos. “Todos têm valorizado cada vez mais pessoas e momentos especiais. Nessa esteira, a saúde é elemento-chave, afinal, queremos viver mais e melhor. Nossa empresa tem oferecido soluções manipuladas para diversas especialidades ligadas ao segmento da saúde, agregando mais tempo e qualidade de vida às pessoas”, diz ele.