Uma pesquisa de empreendedorismo realizada pela MindMiners (Plataforma de Human Analytics) e encomendado pela PayPal mostrou que entre os empresários que têm sócios, 51% são familiares, incluindo pais e filhos. Apesar do Dia dos Pais já ter passado, esse número chama a atenção, já que envolve negócios com estruturas familiares e muitos pais e filhos como sócios. Como separar a relação business e na mesa de jantar?!
Para Wilson Giustino, fundador do CEBRAC ,rede de cursos profissionalizantes com 25 anos de existência e mais de 70 unidades, a solução foi simples e focada: dividir a gestão entre familiares e parceiros. Em 2020, Giustino passou a cadeira de CEO para o Diretor e franqueado Rogério Silva , e se tornou conselheiro. A sua esposa, Vera Giustino, continua como Diretora financeira. O segredo é o compartilhamento das responsabilidades e mais do que isso, não falar de trabalho nos momentos de lazer. Essa é a lei dos Giustinos.
Nesse universo do empreendedorismo familiar, temos o mercado de franquias que é um dos mais estáveis e continua apresentando crescimento contínuo no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). No terceiro trimestre de 2019, o segmento obteve um aumento de 6,1%, comparado ao ano de 2018, quando o setor no mesmo período faturou R﹩44,4 bilhões e em 2019 o valor saltou para R﹩47,2 bilhões.
Quem atesta esses números da ABF é a rede TravelMate de agências de intercâmbio. Com 25 anos de existência, e trabalhando com o nicho mais atingido pela pandemia – Intercâmbio- os diretores Alexandre Argenta e Eduardo Heidemann conseguem ainda fazer um grande posicionamento de marca durante a pandemia. ” Todo esse posicionamento de marca foi planejado e inserido para acompanhar os brasileiros nos seus sonhos. Afinal, com o isolamento, cresceu ainda mais a vontade de viajar, aprender um idioma no exterior e etc. A TravelMate uniu a esperança dos brasileiros de voltarem a viajar a condições realmente facilitadas para todos fazerem o seu intercâmbio e/ou viagem”, explica Lívia de Liz, Diretora de Marketing da rede.
Ao todo, existem 1,34 milhão de brasileiros que atuam em Franquias no Brasil, o que favorece mais oportunidades de emprego geradas pelos negócios de franquias. Logo, se sócios familiares querem começar um negócio já testado e que vão receber todo o treinamento e experiência de quem começou o negócio, a franqueadora, investir em uma empresa do setor de franchising é um bom começo para essa parceria.
“Apostar em uma franqueadora que tenha o treinamento adequado por meio de uma verdadeira Universidade Corporativa trará a segurança necessária para o novo franqueado. Na Minds Idiomas , além dos treinamentos online e presencial, e suporte total aos atuais franqueados temos um time completo para auxiliar os novos franqueados em campo, fazer o estudo de geolocalização para o franqueado ter ciência da melhor praça, entre outros suportes”, explica Leiza Oliveira, CEO da rede Minds idiomas que tem 14 anos de existência e mais de 70 escolas de inglês.
É importante ressaltar que em momentos de crise, surgem oportunidades melhores para investir em um negócio e/ou franquia. Aluguéis de ponto mais baratos, empresas de reforma com orçamento mais reduzido, etc. Muitos franqueados surgem pelas crises financeiras, no qual muitas famílias buscam maneiras para persistir e tomam a iniciativa de investir em um próprio negócio e dar esse salto em busca da realização de um objetivo.
Diante disso, e ao enfatizar o mês dos pais, e a fatia expressiva de empresas familiares que estão dando certo, seguem 5 histórias de franquias/negócios, familiares, comandadas por pai e filho, para você se inspirar:
1- Escola CEBRAC, em Brasília (DF)
Decidido em ser empresário, o franqueado do Cebrac de Brasília, Django Travassos de Oliveira, buscou um sonho que fosse ao encontro aos seus anseios, um deles era ser professor. Por um longo tempo, Django foi bem sucedido no mercado financeiro e queria ser dono de seu próprio negócio, o que o inspirou a empreender.
Em 2013, Django e seu filho decidiram inaugurar a unidade do CEBRAC em Ceilândia e que quebrou recordes de alunos. “Desde então, alcançamos mais duas unidades (de Samambaia e Planaltina) e ainda existem duas para serem inauguradas. Ao longo desses 8 anos, já tivemos mais de 15 mil alunos nos cursos profissionalizantes e de idiomas, além de prestigiar mais de 40 mil alunos com cursos gratuitos. Tenho a certeza de que eu e meu filho, Douglas Travassos, estaremos na memória de cada um deles, como responsável pelo início do sucesso profissional”, ressaltou o franqueado Django.
Redes sociais: no Instagram: cebrac_ceilandia cebrac_samambaia cebracplanaltina
2- Franquia Cebrac em Petrópolis
Marcelo Moreira com o seu filho João Marcelo Lima abriram o seu próprio negócio, adquirindo uma unidade de franquia do Cebrac, em Petrópolis. A escola está na cidade há 6 anos e é bem reconhecida e considerada uma das melhores nos quesitos de matrícula e finanças, sendo uma referência ao CEBRAC.
Para o filho, João Marcelo, é uma experiência muito boa e diferente em poder trabalhar com o pai. “Ter seu melhor amigo como seu chefe é uma experiência muito bacana e ao mesmo tempo desafiadora. Mas tudo que a gente passa juntos para nos ajudar e crescer todos os dias, só me faz ter a certeza de que estamos no caminho certo”, frisou João.
Para saber mais sobre a franquia do Cebrac de Petrópolis, acesse o Instagram @cebracpetropolis_
3- Minds Idiomas de Fortaleza
Para a franqueada de Fortaleza, da Minds Idiomas, desde 2011, Andrea Queiroz, trabalhar em família é uma grande vantagem, ainda mais quando se trata de uma franquia conceituada e com histórias de sucesso. “Ter o privilégio de receber os conhecimentos e os aprendizados dos nossos pais sempre significou muito para nós. Por isso escolhemos eles para serem nossos sócios e conselheiros na Franquia Minds Idiomas. Pois podemos confiar, podemos trocar ideias e também estarmos juntos. Meu pai se chama José Evandro Ferreira de Souza e os sócios, Marcelo Queiroz, Vicente Queiroz e minha mãe Graça Queiroz” contou, Andrea Queiroz, uma das sócias da franquia.
Siga a franquia Minds Idiomas de Fortaleza no Instagram @mindsfortaleza
4- Franquia TravelMate de Chapecó
Com o desejo de realizar o sonho do pai, as filhas Gabriela Bastian Meneghel e Fernanda Bastian Meneghel adquiriram uma franquia da TravelMate. As irmãs, sendo uma jornalista e a outra internacionalista, tomaram a decisão juntas, com o apoio da mãe, de abrirem uma unidade da TravelMate, no Chapecó, em 2012. Gabriela já havia trabalhado por quase 3 anos na TravelMate matriz, e Fernanda como jornalista, resolveu também entrar nesse novo mundo do Intercâmbio, e já havia feito um intercâmbio no ensino médio, na Austrália. Gabriela conta que o intercâmbio está presente na família desde 1996, pois neste ano, receberam um intercambista belga em sua casa. Gabriela se considera intercambista de carreira, pois tem 6 anos de experiência.
A jovem Gabriela explica que trabalhar entre irmãs e entre família, é possuir a confiança plena e falar abertamente sobre todos os temas sem que gere algum atrito. “Temos personalidades diferentes, backgrounds de vivências e formações em diferentes áreas, o que soma para o trabalho, pois somos totalmente complementares. Focamos em ter excelência, cada uma na sua função, para que o nosso cliente receba um serviço de qualidade de ponta a ponta. E lá se vão quase 10 anos de muitas conquistas na TravelMate Chapecó”, relatou Gabriela.
Siga o perfil da franquia TravelMate Chapecó, no Instagram @chapecointercambio
5- Multifilmes
Com 54 anos de idade, Maurílio Paulo Grola, que também é policial, teve interesse em abrir o seu próprio negócio, com seu filho Raul Murilo Grola de 21 anos de idade. Abriram em 2020 a primeira franquia de Multifilmes no Paraná, sendo a segunda empresa desse ramo na região Sul. Atualmente, Maurílio trabalha como Gerente Comercial, e seu filho Raul como Administrador, tomando conta da loja em horário comercial. Raul estuda Administração e aproveitou para unir os estudos com o trabalho, para se desenvolver também na profissão. A loja possui 3 meses de funcionamento e está trazendo resultados positivos à família.
Maurílio relata que trabalhar com o filho se torna um aprendizado para os dois. “É uma experiência única, um aprendizado a cada dia, onde juntos, em momentos de reunião, compartilhamos ideias sempre para adquirir os melhores resultados”, explicou, o Gerente.