De acordo com uma pesquisa realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor, o Brasil lidera o ranking dos países mais empreendedores do mundo. Existem 48 milhões de empreendedores brasileiros, dos quais 44% decidiram empreender por necessidade. Com um crescimento de 7,8% no terceiro trimestre de 2017, comparado ao mesmo período do ano passado, o sistema de franchising é uma opção segura para investir, por oferecer marcas e setores consolidados.
As franquias de alimentação, por exemplo, estão entre os segmentos de mercado que mais crescem e os números confirmam. Segundo o balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor avançou 6,1% no terceiro trimestre de 2017, comparado ao mesmo período de 2016, montante que representa R$ 10 bilhões em faturamento.
Para quem tem planos de trilhar este caminho em 2018, sugerimos cinco marcas que estão em pleno crescimento:
Zaeli
A Zaeli é uma indústria de alimentos fundada há quase 50 anos na cidade de Umuarama, no Paraná. A empresa, que fabrica mais de 350 produtos, atua com a venda para estabelecimentos comerciais localizados, principalmente, em cidades do interior do País. Em 2017, a empresa inicia sua expansão para a cidade de São Paulo e região metropolitana por meio de uma rede de franquias de lojas de vizinhança. Atualmente, a Indústria Zaeli possui cerca de 700 funcionários e mais de 250 representantes comerciais em seus 13 centros de distribuição espalhados pelo Brasil.
Patroni
Com mais de 30 anos no mercado, o Grupo Patroni acaba de anunciar a criação de um novo formato de negócio e sua entrada no mercado de casual dining por meio da Casa do Don, formato de negócio que será internacionalizado em 2018. A rede passa a oferecer quatro modelos de investimento que variam de R$ 200 mil (três deles no segmento fast-food) a R$ 1 milhão.
A tradicional sorveteria Nhô Sorvetes de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, acaba de entrar no segmento de franchising e oferece quatros formatos de negócio com investimento inicial entre R$ 99.900 mil a R$ 180 mil, incluindo taxa de franquia e capital de giro.
No verão, as pessoas optam por comidas mais leves e a salada acaba sendo uma alternativa saudável. Uma das redes que se destaca nesse mercado por oferecer esse tipo de refeição fast food, por kilo, é a Green Station. A marca oferece modelo de franquia com investimento inicial a partir de R$ 190 mil.
Comida rápida, com sabor e frescor do Tex-Mex original – fusão entre a culinária americana do Texas e a mexicana. Essa é a proposta do Gua.Co, restaurante fundado por quatro amigos em Campinas (SP), que faz parte da SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais, responsável pelo sucesso de grandes marcas, como Espaçolaser e OdontoCompany. Com investimento inicial a partir de R$ 500 mil, a rede vai iniciar sua expansão por meio de franquias no próximo ano, com planos de chegar a 150 unidades no país nos próximos 5 anos.
Com um cardápio composto por burritos, tacos, saladas e bowls (burrito servido na tigela, sem a tortilha), o Gua.Co usa receitas mexicanas originais e conta com opções veganas, como proteína de soja com abóbora e banana da terra com pimenta jalapeño, além das tradicionais carnes bovina, suína e de frango.