O franchising é um setor 100% versátil por possibilitar a abertura de redes nos mais diversos setores e nichos, bem como permitir um planejamento e replanejamento de ações em qualquer momento da jornada.
O que tem sido um caminho viável e seguido pelas franquias de qualquer porte é a interiorização, ou seja, buscar crescimento em cidades do interior. E isso se justifica pela proximidade que as marcas conquistam com novos investidores e, também, com os consumidores, afinal, muitos municípios menores são carentes de diversos produtos e serviços e uma unidade franqueada consegue suprir com uma estrutura organizada e com custo bem mais acessível, se comparado a uma loja própria.
Visando um crescimento mais acentuado agregando maior valor às suas marcas, algumas redes estão com forte investimento nas cidades de interior.
É a primeira microfranquia de contabilidade para campanhas eleitorais. Por meio de uma plataforma online, o franqueado prestará contabilidade para gestão legal e financeira de candidatos, automatizando o controle financeiro, a arrecadação (com robô para arrecadação de doações) e a prestação de contas para a Justiça Eleitoral e Receita Federal, além de fornecer outros produtos e soluções financeiras especializadas para esse segmento. Com baixo custo e risco, o franqueado da marca atuará apenas nos períodos eleitorais, em um contrato de quatro anos, onde atenderá duas eleições, uma a nível municipal e outra a nível nacional. Aberta para qualquer tipo de investidor, porém ideal para contadores. Pretende alcançar em 2020 a marca de 1.500 franqueados.
A multinacional atuante no nicho de depilação traçou uma estratégia para 2019 e 2020 de interiorização para cidades a partir de 100 mil habitantes. Em 2019, a Não+Pelo expandiu sua presença na cidade de Caxias do Sul com sua segunda loja. Em São Paulo, houve ampliação também na cidade de São José do Rio Preto totalizando duas franquias em operação. Outra cidade do interior paulista que abriu loja foi Leme, na segunda quinzena de dezembro. Em fevereiro deste ano vai inaugurar unidade na cidade de São João da Boa Vista (SP) e totalizar 72 unidades em funcionamento no estado, que é a maior regional do país. Em Minas, que a segunda regional do Brasil em número de franquias em operação, a Não+Pelo também chegou a cidade de Nova Lima.
Rede de franquias que comercializando moda íntima e vem apresentando crescimento contínuo, baseado principalmente na qualidade dos produtos, do atendimento aos clientes e administração eficiente, com preço justo, focado em seu mercado de atuação. O público consumidor é formado por pessoas de ambos os sexos, de todas as faixas etárias, com foco especial nas classes sociais B e C. A marca possui dois modelos de negócio para cidades acima de 50 mil habitantes, que são loja de rua e loja de shopping. Com 22 unidades, pretende fechar 2020 com 50 lojas em funcionamento.
4. Via Certa Educação Profissional
No franchising desde 2014, a rede está com plano agressivo de expansão para 2020, com previsão de chegar a 100 unidades em operação. O modelo de negócio varia conforme o número de habitantes. A marca criou, no segundo semestre de 2018, a modalidade de negócio FDA (Franqueado de Distância de Área), o mesmo que máster-franqueado, ou seja, o profissional é responsável por representar uma marca em determinada região, prospectar clientes e buscar novos franqueados, além de oferecer suporte e treinamento para o mesmo. A rede tem opção para franquias em cidades entre 20 mil a 40 mil habitantes, com foco inicial no interior do estado de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Amazonas. Estes três últimos estados por meio de FDA (franqueado Desenvolvedor de Áreas) de cada Estado.
É uma rede de franquias que atua em todo o Brasil nas áreas de M&A (fusões e aquisições), Crédito e Consultorias para PMEs. No mercado desde 2008, é a fusão da NexB, plataforma de tecnologia que conecta negócios de compra e venda de empresas, com a Valor Negócios, empresa de consultoria de negócios com expertise em fusões e aquisições, participações societárias, linhas de negócios, marcas, ativos, entre outras transações que incluem Elaboração de Valuation, Due Diligence e Consultoria de Análise de Riscos. A rede conta com dois modelos de negócio, home office e masterfranqueado. No primeiro semestre de 2020, o foco de expansão está em cidades acima de 30 mil habitantes das regiões centro-oeste, sudeste e sul.
A agência de viagens, que completou dez anos em 2019, consolidando a imagem de primeira empresa de turismo que apostou nas classes C, D e E no Brasil para alavancar seus negócios e estimular o empreendedorismo em favelas e periferias dos grandes centros. Com isso, fechou o ano passado com faturamento de R$ 82,3 milhões. A empresa também oferece passagens rodoviárias, hospedagens, pacotes de viagens e ingressos e conta, hoje, com mais de 150 unidades franqueadas. Não há metragem mínima para loja, apenas a localização que deve ser em comunidade, periferia ou centro comercial popular e atender a padronização visual da marca. O objetivo para 2020 é se tornar uma empresa 100% franqueada.