3 inovações acessíveis para as PMEs crescerem mais

Da inteligência artificial a automatização das vendas; já existem no mercado soluções com baixo custo operacional que ajudam os empreendedores

O varejo online costuma ser uma boa alternativa para os micro e pequenos empreendedores. Porém, para “brigar” nesse mercado competitivo os lojistas precisam apostar em ferramentas que otimizam as vendas, fidelizam clientes e proporcionam uma boa estratégia de marketing. 

“Para quem está iniciando a empreitada como empreendedor uma boa opção é apostar em ferramentas de gestão com preços acessíveis e que ajudam na administração do negócio, sem pesar no orçamento. Para isso, a tecnologia pode ajudar. Prefira soluções que cobrem por venda ao invés de fazer altos investimentos iniciais, isso faz bastante diferença para quem está começando”, afirma Frederico Flores, especialista em marketplaces e CEO da Ecommet. 

O especialista indica 3 ferramentas que permitem um aumento significativo nas vendas dos pequenos varejistas:

Plataforma para gestão de vendas em marketplaces

Administrar todas as etapas de vendas em marketplaces exigia tempo e um investimento que nem todos os lojistas possuíam. Porém, existem soluções acessíveis para ajudar no gerenciamento dessas lojas. A Becommerce – maior plataforma para gestão de vendas em marketplaces -, por exemplo, automatiza todas as etapas das vendas, desde o atendimento ao cliente até a entrega.

Uma das ferramentas disponíveis permite responder todas as dúvidas dos clientes 24 horas por dia – sem intervenção humana. Além disso, o sistema monitora o preço da concorrência e diminui o valor dos seus produtos automaticamente, caso outra loja faça alguma alteração.

Inteligência artificial é tendência: aposte nos chatbots

Até então, ter um assistente virtual próprio era algo restrito a grandes empresas, pelo alto investimento em instalação e implementação. Porém, existem no mercado ferramentas acessíveis e criadas para as PMEs. 

É o caso de um chatbot lançado recentemente no Brasil, trazido pela Louyt, empresa europeia de mobile marketing. A companhia criou o único assistente virtual do mercado 100% mobile, com banco ilimitado de respostas. O canal de atendimento é criado em apenas 2 minutos, sem instalação, desenvolvimento ou download, acessado por meio de um link.

Para as empresas, é uma ferramenta poderosa para melhorar o relacionamento e atendimento dos clientes, durante 24 horas por dia. Os chatbots também podem evoluir para um canal de vendas e marketing, e ajudar a construir uma ampla base de dados inteligente, fazendo análises das interações com os clientes.

Mobile marketing: aumente o número de vendas pelo celular

Uma plataforma inovadora está tornando mais simples a divulgação de produtos e serviços por meio dos smartphones no Brasil. Até então, para uma comunicação eficaz das marcas pelo celular, PMEs precisavam contratar um programador, designer e redator – ou adaptar campanhas de outros meios para o celular – com baixa conversão e alto investimento.

Conhecida como Plataforma ADA, a tecnologia permite criar conteúdos 100% mobile, distribuir em diferentes canais e mensurar as campanhas em tempo real. É possível, por exemplo, criar pesquisas de satisfação, formulários e cupons promocionais. Toda a interface é pensada para o engajamento pelo smartphone – de SMS, e-mail a redes sociais – considerando o tamanho da tela, tempo de exposição à campanha e o local dos clientes.