O empreendedorismo por necessidade fez com que 11,1 milhões de empresas fossem criadas no Brasil em três anos e meio, segundo o Sebrae. Dentre os ramos com potencial para crescer, o mercado alimentício se destaca, principalmente por conta da clientela. O IBGE aponta que o brasileiro gasta 25% de sua renda com delivery ou alimentação fora do lar. Apesar da expectativa, empreender na área requer análises, estratégias e muita dedicação. Para ajudar os interessados, Georgios Frangulis, CEO e fundador da OAKBERRY Açaí Bowls, rede de alimentação saudável, separou algumas dicas.
Analise o mercado
Para o CEO, a sondagem inicial é fundamental e funciona para encontrar uma demanda que ainda não é atendida ou é negligenciada. Dentro de um nicho, os consumidores buscam vertentes do mesmo produto/serviço. Fatores como preço, qualidade e experiência podem ser determinantes. Os concorrentes também devem ser analisados. Observar outras marcas pode ser uma lição valiosa, segundo o CEO. Assim, o empreendedor pode entender quais os pontos fortes e fracos dos concorrentes e saber o que pode ou não fazer.
2. Mantenha o padrão
O negócio pode ser um foodtruck ou um restaurante de quilo, mas ter um padrão é importante para ambos, pois cria e mantém a identidade da marca. “O impacto da padronização ajuda na fidelização dos clientes e as pessoas gostam e se sentem familiarizadas com determinado produto quando tem a certeza que irão encontrá-lo da mesma forma, servido do mesmo jeito, com o mesmo sabor, valor, tempo de preparo e etc”, comenta Georgios.
3. Não invente, inove!
Um negócio único e completamente novo pode não ser a melhor estratégia para o empreendedor. Para Georgios, o ideal é usar a criatividade e enxergar soluções para dificuldades presentes no dia dia. A praticidade de pensar em inovar algo que já existe compensa o desgaste de inventar. “A invenção pode ter o fator novidade, mas a inovação traz consolidação e clientes que já consumiam o produto a moda antiga“, afirma o especialista.