A Academia do Rock surgiu para suprir uma carência no mercado em atender alunos que buscavam algo diferente das convencionais escolas de músicas da cidade. “Uma proposta contemporânea onde o aluno aprende a tocar, ensaia com uma banda de rock e sobe no palco a cada semestre para trocar de faixa”, explica Marcelo Freitas, fundador do empreendimento.
Hoje a Academia do Rock possui alunos, que vão dos 5 aos 68 anos. “Nosso público é variado. Temos a criança que gosta do rock, quer aprender um instrumento até o adulto, empresário, que busca na escola e nas aulas de rock, uma forma de desestressar do dia a dia. E não para por aí, pois o quadro de alunos da terceira idade, que buscam aprender o rock, por gostarem do estilo ou de um ídolo em específico ou apenas para acompanhar os netos e filhos vem crescendo”, explica Marcelo.
Desenhar a escola focado no clima do rock foi essencial para cativar os alunos. A sua estrutura física, conta com salas apropriadas para o aprendizado, estúdios para ensaio e gravações, totalmente equipado, para a realização dos trabalhos e uma loja de assessórios e instrumentos musicais. “Ao final de cada semestre realizamos uma apresentação denominada “Rock Hour” que marca o aprendizado e propicia ao aluno a possibilidade de subir no palco e se apresentar para um grande público”, explica.
“A Academia do Rock é um negócio inovador que transcende o ensino regular de música e proporciona uma experiência única ao aluno”, explica Marcelo. “Além de abordarmos toda temática do Rock e suas vertentes, despertamos no aluno o desejo de aprender, melhorar a cada aula, a cada apresentação e sobretudo interagir com outros músicos”, salienta. A escola oferece sete cursos regulares para todos os níveis com planos diferentes para aula individual, aulas em grupo e outros serviços que incluem ensaios com banda, gravações, serviços de luthier, venda de acessórios e organização de festivais.
Franquia
O setor de franquias teve faturamento de R$ 41,4 bilhões no primeiro trimestre deste ano, avanço de 7% ante o mesmo período de 2018. Com processos formatados e metodologia de ensino manualizada, a Academia do Rock passa a ocupar espaços em um segmento pulverizado e entrar no ritmo de expansão do setor de franchising.
Com método próprio, interativo e temático, a franquia é de custo acessível e com retorno do investimento previsto para 24 a 36 meses. Para o projeto, é necessária uma área mínima de 170 m2, e um investimento aproximado de 235 mil reais, já incluindo o capital de giro. “A Academia do Rock é a paixão que se transformou em um negócio lucrativo, de fácil operação e que faz bem as pessoas.”, finaliza Marcelo