A tecnologia, de forma geral, possibilita automatizar processos, entender melhor o consumidor e tornar mais rica a experiência de compra, o que reverte em fidelização e melhores resultados – entre outros benefícios.
Por meio de aplicativos, por exemplo, é possível interagir quando o consumidor está por perto e precisa do serviço, e se antecipar a uma necessidade, prevendo o seu comportamento. Diferentemente da loja, onde o consumidor efetua a compra e sai, no mobile commerce as marcas conseguem se conectar com os clientes desde o momento da descoberta do produto desejado até a compra, promovendo o acesso a sinais valiosos de intenção para uma próxima visita e detectando outros gostos do cliente que talvez não seriam descobertos sem essa ação. A tecnologia além de potencializar as vendas, também otimiza e aprimora a qualidade da conexão com o consumidor, diferenciando-se de uma compra realizada no varejo tradicional.
Também é possível ter um timing com maior assertividade e alcance dos consumidores no momento certo, quer estejam navegando em um item à noite ou comprando em uma loja durante o horário de almoço. A tecnologia de Geotracking e a publicidade programática ajudam a conectar com esses consumidores nos momentos que antecedem uma decisão de compra, aumentando a probabilidade de que ela seja concluída – é o famoso impulso.
Reverter processos manuais em fluxos automatizados demanda estratégia e uma consultoria especializada pode ajudar. A começar pequeno, crescer grande e se ajustar ao mercado. Afinal a tecnologia é uma ferramenta, e não o fim.
A força do celular como ferramenta de vendas é indiscutível. Ao atuar com mobile commerce as marcas têm a possibilidade de se consolidar em mercados até então não conhecidos, fortalecendo a escalabilidade – que aumenta graças a base de usuários. Dois terços dos adultos no mundo aproximadamente terão smartphones até o final de 2018.
Um dos grandes problemas do mercado, a saturação, pode ser mitigado com o mobile commerce, já que existe uma flexibilidade possível de alterar a inclinação e foco das vendas para se diferenciar dos concorrentes e aumentar essa expansão.
À medida que novos mercados se abrem e são descobertos, extensas oportunidades de vendas são criadas.
Outra vantagem para as marcas é aumentar sua capacidade de dimensionar tudo, desde o estoque até o marketing. Por exemplo, aumenta-se o foco em marketing de aplicativos para dispositivos móveis quando o interesse do consumidor aumenta e reduz quando o interesse diminui.
Primeiro a franquia precisa entender quais são as suas maiores dores, onde tem os maiores problemas e quando cabe investir em uma solução personalizada.
Quando a franquia investe em tecnologia, tem a vantagem de escalar e entregar mais com menos, gerando redução de custos e aumento do faturamento.