O que leva uma empresa que começou pequena a alçar voos maiores e ultrapassar fronteiras? Os fatores podem ser os mais diversos e variar de empresa para empresa, mas no caso da iGUi, um deles foi preponderante: a vocação para ser global.
Como uma nascente de água que brota da terra em pequenos veios e se avoluma, formando rios que correm para o mar, a iGUi surgiu e cresceu. “Água” em tupi-guarani, a iGUi nasceu em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, em 1995 – e lá se vão 23 anos…
O tempo passou e em 2005, ao completar dez anos de mercado e já consolidada como a principal marca de piscinas do Brasil, decidi que era o momento de transpor fronteiras e ampliar a atuação da iGUi. Assim, inauguramos a primeira fábrica de piscinas da marca fora do Brasil, em Alvear, na Argentina.
Já antevendo a expansão da empresa e com o objetivo de estarmos localizados estrategicamente para atender todo o Brasil, em 2008 transferimos a sede da iGUi para Cedral, região de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. E naquele mesmo ano, a marca ingressou no sistema de franquias.
A partir de então, aceleramos o processo de expansão nacional e internacional da iGUi Worldwide, que se tornaria a maior rede de franquias, fabricante e comercializadora de piscinas do mundo. Atualmente, contamos com cerca de 400 mil piscinas instaladas, mais de 800 unidades franqueadas em mais de 40 países. Superamos a marca de 40 fábricas estrategicamente instaladas no Brasil, Argentina, Paraguai, México e Portugal.
Este ano de 2018 será mais um marco da expansão internacional da iGUi. Até o final do ano planejamos inaugurar a primeira fábrica de piscinas nos Estados Unidos, fruto de um investimento em torno de 5 milhões de dólares. Celebramos também a chegada da iGUi no início do ano a Dubai e Abu Dhabi, emirados de destaque dos Emirados Árabes Unidos, e, ainda, à Austrália, levando a marca para o 5º continente, a Oceania.
Refletindo sobre o que me fez expandir a iGUi para o exterior numa época em que poucas empresas no Brasil faziam isso, entendo que quando se constrói uma marca forte – sinônimo de piscina, que inaugurou o mercado de franquias desse segmento no mundo –, reconhecida no mercado por sua qualidade, credibilidade e confiança, não há limites para ela. Sua vocação é ser global. Foi nesse sentido que partimos do Sul do Brasil, nos baseamos no interior de São Paulo e ganhamos o mundo.