Ainda vale investir no ramo de franquias?

Por Arquelau So, diretor de expansão da Padaria Pet

Ser um empreendedor em nosso país é, sobretudo, um ato de coragem. Há cerca de 53,4 milhões de brasileiros que estão à frente de alguma atividade empreendedora, de acordo com o levantamento de 2019 do Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

Costumo comparar o ato de empreender com um malabarista de circo, em que você deve girar vários pratos sem deixá-los cair. Esses pratos são as contas para pagar, recursos humanos, marketing e atendimento, além de novos pratos que vão surgindo durante o caminho.

Há cerca de 5 anos, comecei a empreender no mercado pet no segmento de franquias com a Padaria Pet, que é uma rede especializada em produtos gourmet para cães e gatos. Desde então, consegui compreender como uma boa gestão é essencial para o negócio fluir. Nesse sentido, a franqueadora tem um papel fundamental de ajudar o franqueado para que ele aprenda a ser um verdadeiro gestor.

A decisão do empreendedor em fazer parte de uma rede de franquia deve-se sobretudo em acreditar que uma marca está aliada ao propósito de vida dele, além de que a tal marca carrega a credibilidade e confiança para o mercado.

Investir no mercado pet vale a pena?

O Brasil está em terceiro lugar no ranking mundial de produtos para pets, ficando atrás somente dos Estados Unidos e China. No último ano, o país teve um faturamento de R$40 bilhões, resultando em um crescimento de 13,1% quando comparado a 2019, de acordo com o Instituto Pet Brasil.

Entre os benefícios na escolha de uma franquia no setor pet estão:

  • A conexão de uma marca pet consolidada no mercado;
  • Assistência na gestão do negócio;
  • Maior poder de negociação junto aos fornecedores, o que contribui no aumento de margem nos produtos e serviços;
  • Acesso a produtos inovadores com condições especiais de preço e pagamento;
  • Estar em um mercado que só cresce ano após ano.

Em quais detalhes o franqueado deve estar atento na operação do negócio?

O ano de 2020 gerou muitas incertezas, devido a pandemia da covid-19, impactando de forma negativa na decisão de começar um novo negócio. Porém, para aqueles que decidiram ir contra a maré e desbravaram no empreendedorismo, as franquias são alternativas interessantes como uma opção de investimentos.

Vale ressaltar que no início do negócio, o franqueado deve ter em mente que é necessário metas pré-estabelecidas de faturamento, vendas diárias nos seis primeiros meses de vida da franquia, e após os seis meses, pensar no próximo semestre e seguir com esse plano.

Com base nessas métricas, é importante observar com atenção o dia a dia da loja, enxergar os detalhes e o que precisa ser feito para melhorar. Nos primeiros meses de operação, visualizar esses detalhes será importante para traçar um plano estratégico.

O franqueado deve estar atento a sete pontos, após a abertura, para ajudar no crescimento do negócio, são eles:

  • O número de vendas por dia;
  • Valor de vendas diárias;
  • Ticket médio;
  • Atendimento dos colaboradores;
  • Exposição dos produtos e serviços;
  • O trajeto que os clientes fazem dentro da loja;
  • Quanto tempo o cliente leva para concluir a compra.

Case de sucesso

No início de 2020, a Padaria Pet tinha seis unidades de franquias e terminou o ano com o número total de 18 unidades, totalizando em um crescimento de 200%. Nosso início de 2021 é bastante otimista mesmo diante das medidas restritivas de funcionamento do comércio nas últimas semanas, visto que a rede está prestes a inaugurar mais 5 novas franquias até o mês de Maio desse ano.

Mesmo diante das incertezas de mercado, conseguimos reverter a situação e mostrar aos potenciais franqueados o lado inovador da Padaria Pet, a oportunidade de entrar num mercado em ascensão e a questão do custo e benefício ao aproveitar os valores de locação mais baixos no mercado imobiliário atual.

Atualmente, oferecemos três modelos de franquia: a padrão, express e no formato de quiosques. O investimento médio inicial pode variar entre R$85 mil e R$300 mil.