A cada dia cresce a consciência sobre a importância da preservação do planeta, entre empresários, novos empreendedores e o público consumidor. Junto a isso, aumenta ainda a busca de investidores por tipos de negócios sustentáveis e rentáveis.
De acordo com a pesquisa Meaningful Brands, do grupo Havas, empresas que valorizam o coletivo e se preocupam com questões sociais são mais confiáveis para os brasileiros. A pesquisa entrevistou cerca de dez mil pessoas de 23 países. Dos 2,7 mil brasileiros participantes, consideram o conceito de sustentabilidade como projetos ambientais e econômicos, diferenciais das corporações.
Do total de brasileiros entrevistados, 76% concordam que grandes empresas deveriam ter um envolvimento ativo na solução de problemas sociais e ambientais; 65% consideram o impacto das marcas no bem-estar das pessoas e na preservação do meio ambiente antes de tomar uma decisão relativa à compra.
Com a demanda por serviços do gênero crescendo por todo o Brasil, o mercado para empresários nesta área se tornou ainda mais gigantesco. Em outras palavras, tendência de mercado, investir em negócios sustentáveis é saltar diretamente para o futuro. Empresários engajados nesse nicho, atraem e lucram cada vez mais com investidores.
Economizando água
Criada pelo empresário Anderson Silva, a TRC Sustentável (Tecnologia em Redução de Custos) começou suas atividades em 2004, em Goiânia (GO). Se associando ao franchising em 2013, empresa é exclusiva no mercado e trabalha com projetos e serviços que são capazes de economizar até 60% no consumo da água. Com sua principal proposta, o PGA (Projeto de Gestão de Água), o profissional da franquia aplica dispositivos desenvolvidos para evitar desperdícios de água, instalados em todos os pontos de água do imóvel. Além disso ajusta a pressão de válvulas, regula registros e realiza a troca de anéis da vedação, por meio da TEA (Técnicas de Economia de Água).
Com 32 unidades espalhadas pelo Brasil, a TRC acaba de conquistar mais uma franquia. Esta, em Araguaína, estado do Tocantins. “No momento essa é a nossa primeira unidade na região e estamos muito otimistas. O estado de Tocantins é bem novo, apenas 27 anos, mas com índice de crescimento populacional grande. Araguaína é a 2ª maior cidade do estado de Tocantins, ficando atrás apenas da capital Palmas. Não só a cidade está em nossos planos, mas o estado também”, relatou Silva.
Antonio Mendes de Freitas, de 54 anos, é o novo franqueado. Ele irá conduzir o empreendimento em sociedade com a esposa Antonia Sousa Paiva de Freitas, 50 anos. Ele conta que conheceu a marca por meio da internet. “Tínhamos a intenção de investir em um negócio sustentável. Após algumas pesquisas encontramos a TRC e nos identificamos bastante com a marca. Avaliamos o valor do investimento, a rentabilidade gerada, e as expectativas de futuro. Logo de cara fechamos a parceria”, disse.
E a bandeira levantada pela rede, geração de consumo consciente, foi a identificação principal que atraiu o casal. “Acho muito importante essa proposta nos aspectos sociais, econômicos, culturais e ambientais para nossas gerações futuras. Precisamos e devemos nos preocupar com isso”, relatou.
A inauguração está prevista para ocorrer no dia 15 de outubro, e Antonio revela estar ansioso. “Estamos trabalhando na divulgação do negócio e vejo que as pessoas estão se interessando muito pelo assunto. Acreditamos que será um sucesso”, concluiu.
Sentimento que contagia…
“Assim como todas unidades, estamos bem empolgados e otimistas com uma unidade nossa na região. É a primeira no estado de Tocantins e sabemos o quanto o Senhor Antônio está motivado e empolgado com o início das operações. Não tenho dúvidas de que fará um belíssimo trabalho”, concluiu o diretor da TRC, Anderson Silva.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!