O ditado que diz que é na crise que as oportunidade surgem tem tido efeito no setor de franquias. Com o desemprego crescente, muitos tentam colocar em prática o sonho de empreender, trocando a carteira assinada pelo próprio negócio. No entanto, a disponibilidade de capital é a principal barreira para o pontapé inicial.
Pensando neste público, a Miss Pink, rede no segmento de cosméticos com 26 unidades e que funciona com lojas itinerantes, lançou no mercado uma condição especial, possibilitando pagamento em 12 vezes no cartão de crédito.
“Essa opção facilita muito para quem deseja investir no mercado de franchising mas não possui capital”, explica Pedro Cesar de Oliveira, diretor de negócios da rede de lojas itinerantes de cosméticos, Miss Pink.
Segundo o franqueador, quem investe em uma franquia da Miss Pink pode parcelar o investimento (R$ 19 mil) como achar mais fácil, em um máximo de 12 vezes sem juros. Segundo Oliveira, a iniciativa é também uma estratégia para expansão da marca. “Hoje a Miss Pink possui 26 franquias em várias regiões do país, e agora com essa facilidade de realizar o pagamento parcelado no cartão de crédito, a expectativa é que até o final do ano mais 60 franquias sejam vendidas”.
O diretor de negócios enfatiza que, para ser um franqueado, é necessário que a pessoa tenha seu perfil avaliado. “Queremos expandir de forma sustentável. Então, não adianta apenas a pessoa querer comprar uma unidade. Nosso objetivo maior é que cada franquia seja próspera. A ideia, portanto, é identificar pessoas com perfil adequado e oferecer a elas condições facilitadas para que elas ingressem neste universo conosco”.
Mercado da beleza
Segundo a Associação Brasileira de Franchising, a área de Saúde e Beleza foi a que mais cresceu, alcançando faturamento 24% maior comparado ao primeiro semestre do ano passado, saltando de R$ 9,3 bilhões para R$11,5 bilhões no período.
Formato inédito de franquia
Ao adquirir uma unidade Miss Pink, o franqueado recebe um móvel compactado de fácil locomoção e R$ 7 mil em produtos variados, como batom, rímel, sombra, cremes hidratantes e esmaltes. O franqueado escolhe entre abrir sua loja dentro de casa, trabalhando com clientes no próprio bairro, ou criar parcerias com estabelecimentos comerciais. Pode-se também avaliar a possibilidade de alugar um ponto fixo em centros comerciais, porém a um preço acessível, já que o móvel ocupa um espaço mínimo.
O investimento de R$ 19 mil inclui a taxa de franquia de R$ 12 mil e o estoque inicial de produtos, R$ 7 mil, que corresponde a cerca de 600 itens, e o direito a utilizar o móvel em consignação. Após 12 meses de funcionamento, o franqueado que quiser continuar com a loja móvel precisará pagar a taxa de royalties no valor de R$ 900 ao ano e vender no mínimo R$ 600 a cada dois meses. O faturamento médio mensal pode chegar até R$ 15 mil, dependendo do modo que o franqueado escolher trabalhar.
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