Franquias: Como uma assessoria de imprensa pode ajudá-las a crescer

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Saber se comunicar com clientes, franqueados, investidores, entre outros stakeholders que compõem a cadeia de relacionamentos de uma franquia é um dos segredos da operação. Entre as várias formas de divulgação, para o franchising existem mídias especializadas e espaços dedicados ao segmento dentro dos principais veículos jornalísticos do país. A Press Works, agência de conteúdo e link building que já atendeu mais de 30 franquias, listou quatro estratégias para a sua marca figurar entre essas matérias:

1. Apresentação
A assessoria de imprensa pode contribuir decisivamente na apresentação do negócio para o seu público em potencial, atraindo franqueados, investidores e clientes. O principal diferencial dessa forma de divulgação é a credibilidade que ela pode transmitir. “Uma matéria sobre a empresa em um veículo especializado é capaz de despertar o interesse de uma maneira espontânea. A mídia acaba emprestando sua reputação à franquia”, diz Michel Bekhor, fundador da Press Works.

2. Celebração de resultados
Uma franquia em crescimento precisa divulgar os bons resultados alcançados para inspirar mais franqueados. Desde sua expansão em números até a abertura de novas unidades e aportes financeiros que podem alavancar a rede, tudo é material para a mídia. “Para levar uma informação palpável ao seu público, os jornalistas gostam de divulgar números concretos, como faturamento, crescimento e tempo de retorno do valor investido”, lembra Bekhor.

3. Cases de sucesso
Quando um franqueado obtém bons resultados, a assessoria de imprensa tem material relevante para atingir a mídia. Muitos veículos preferem falar sobre uma franquia quando ela já tem um exemplo – conhecido como “case” – para ilustrar uma reportagem, com direito a trajetória do empreendedor, cifras e planos futuros.

4. Lançamento de novos produtos e serviços
Novidades no catálogo de produtos e serviços da franquia atraem a mídia e, consequentemente, clientes. Pode ser um novo sabor, linha de cosméticos ou roupas, softwares, ou mesmo a adoção de outro formato. “Uma novidade acessível para o consumidor final aumenta as chances de uma boa repercussão”, completa o diretor da Press Works.

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