Observando o impacto que já caia sobre a indústria há dois anos, o empresário Marcelo Ostia, presidente do grupo Camisetas da Hora, um e-commerce de camisetas personalizadas que criou um sistema de franquias online em 2011, realizou uma série de alterações no sistema de operações. A empresa descentralizou sua produção e investiu na sistematização do processo de formação dos franqueados. O resultado, uma redução de 80% dos custos e um crescimento de 27% nos lucros.
Para o empresário, as alterações no cenário econômico devem ser vistas como uma oportunidade para rever a forma de enxergar o próprio negócio. “O empreendedor precisa ser criativo sempre. O consumidor, seja ele online ou não, busca uma experiência positiva de atendimento. Se dedicar a essa questão deve ser primordial para as empresas”, acredita. “Costumo dizer que não é porque existe uma crise que o dinheiro sumiu. Ele está apenas mais difícil de mudar de mão”.
Produção e treinamento
O grupo, que tinha a produção concentrada no interior de São Paulo investiu na descentralização e formatou Centro de Distribuição estrategicamente posicionados para atender cada região do país: São Paulo-SP, Aracajú-SE, Salvador do Sul-RS e Goiânia-GO. “Quando o consumidor compra uma camiseta do nosso e-commerce ou de um dos nossos franqueados, o sistema identifica qual o mais próximo para produzir e enviar”, explica. “Dessa forma reduzimos o custo de postagem e aumentamos a agilidade das entregas”.
O investimento em treinamentos dos novos empreendedores também contribuiu para acelerar os resultados das franquias. O grupo criou uma série com diversas vídeo-aulas gravadas pelo presidente, totalizando 80 horas/aula, trabalho que foi concluído no primeiro semestre de 2014. Até o momento, o empresário realizou um investimento de R$ 40 mil entre equipamentos de filmagem e edição, plataformas online, programas e no site. “Ainda pretendo investir mais R$ 15 mil para a finalização de um estúdio próprio, que fica na sede da Camisetas da Hora”, revela. A iniciativa diminuiu em média 30 dias o tempo que o franqueado leva para iniciar suas vendas, e aumentou a lucratividade da rede em pouco mais de 27%.
Case de sucesso
Um dos cases da marca é Manuel Trindade, de Ribeirão Preto-SP, que está realizando seu sonho de empreender pela primeira vez. Em 2011, o jovem de 30 anos sofreu um acidente que gerou uma lesão medular e o deixou tetraplégico. Com o tempo de tratamento, foi conquistando autonomia e, em busca de se tornar produtivo e fazer algo que trouxesse resultados para sua vida, reaprendeu a mexer no computador. “Eu precisava de uma fonte de renda e comecei a procurar por maneiras de usar meu conhecimento em marketing e vendas. Encontrei em uma franquia online a oportunidade de voltar a trabalhar”, conta.
O empreendedor criou o e-commerce virtual “Nerd Fashion”, pois estava inserido na cultura deste segmento. “Hoje comercializo cerca de 500 camisetas por mês, o gera um faturamento um lucro de R$6mil por mês”, revela.
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