A Arranjos Express, franquia em operação no Brasil desde outubro de 2012, obtém sucesso ao apostar num mercado pouco explorado no País: lojas especializadas na customização de roupas com agilidade na entrega. O foco do negócio está na transformação estética de peças de vestuário e têxtil lar, muito além de ajustes e reparos, que também são fortemente oferecidos pela rede. No Brasil há pouco mais de dois anos, mais de 30 unidades já foram inauguradas em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Bahia e outras 11 lojas devem ser abertas até setembro.
Um dos pontos fortes da marca é a presença no mall da moda dos principais shoppings centers e não na área de serviços e conveniência, além de lojas nas redes Extra e Pão de Açúcar. Ao contrário da concorrência, as lojas têm estilo moderno e buscam, principalmente, os clientes com perfil fashion, aproveitando o início, no Brasil, de uma cultura de reaproveitamento de roupas já bastante latente na Europa.
Ainda favorecendo o negócio, há o baixo número de funcionários e de fornecedores, a inexistência de estoque, o pré-pagamento por parte dos clientes finais e uma gestão bastante simplificada.
Aberta em Portugal em 2003 e com rápida evolução no número de franquias e de clientes finais, seu fundador, Paulo Alexandre, ex-executivo da L´Óreal, filho de costureira, optou por iniciar em território brasileiro a internacionalização da Arranjos Express. Países como Rússia e Angola, seguindo a estratégia de presença em nações emergentes, também receberão unidades da rede nos próximos meses.
O público-alvo da marca compreende as classes A e B. Para a customização de várias peças, recentemente, uma das unidades registrou venda de R$ 6 mil a um cliente. “Temos uma equipe de costureiras preparadas para transformar quaisquer peças em roupas personalizadas”, explica Paulo Alexandre.
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