Seletti Culinária Saudável adota estratégia de crescimento em espiral

O Seletti Culinária Saudável (www.seletti.com.br), rede número 1 de fast food saudável, participa pela 6ª vez da ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, que acontece entre os dias 24 e 27 de Junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, para ampliar ainda mais a presença da rede no país.De acordo com Luis Felipe Campos, idealizador e diretor da marca, a meta é de que a rede cresça cerca de 45% em 2015, o que deve totalizar 55 unidades entre abertas e contratadas. Campos conta que a franqueadora adotou a estratégia de crescimento em espiral, priorizando a abertura de novas lojas em cidades que já contam com ao menos uma unidade do restaurante em operação. “O objetivo é fortalecer a atuação da marca aproveitando área em que já temos know how, parceiros desenvolvidos, operação logística estabelecida, etc. Além de facilitar o dia-a-dia da operação, ainda há um ganho relacionado à capilaridade da marca”, avalia. O plano global de crescimento do Seletti prevê chegar a 150 operações em todo o Brasil até o ano de 2019 de maneira sustentável.

De acordo com Luis Felipe Campos, idealizador e diretor da marca, a meta é de que a rede cresça cerca de 45% em 2015, o que deve totalizar 55 unidades entre abertas e contratadas. Campos conta que a franqueadora adotou a estratégia de crescimento em espiral, priorizando a abertura de novas lojas em cidades que já contam com ao menos uma unidade do restaurante em operação. “O objetivo é fortalecer a atuação da marca aproveitando área em que já temos know how, parceiros desenvolvidos, operação logística estabelecida, etc. Além de facilitar o dia-a-dia da operação, ainda há um ganho relacionado à capilaridade da marca”, avalia. O plano global de crescimento do Seletti prevê chegar a 150 operações em todo o Brasil até o ano de 2019 de maneira sustentável.

Atualmente são 35 lojas em operação, em shoppings centers, em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Piauí, Ceará e Distrito Federal. O plano de crescimento tem como focos principais a consolidação e fortalecimento da rede no Sudeste, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Campos destaca que o Rio de Janeiro deve receber pelo menos três novas unidades da rede, com a possibilidade de abertura, inclusive, de uma loja de rua. “Essa é uma novidade que estamos estudando e que devemos viabilizar em breve. Uma loja de rua vai nos oferecer possibilidades interessantes, como um salão para receber os clientes e proporcionar que façam ali suas refeições, ampliação do cardápio, com a entrada de itens para café da manhã e uma alternativa aos aluguéis praticados pelos shoppings centers”, explica. Além da capital, que já conta com uma operação, cidades do interior como Macaé, Volta Redonda, Campos, Resende, Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Duque de Caxias e São João do Miriti fazem parte do mapa de expansão. São Paulo deve receber mais cinco operações do Seletti neste ano, divididas entre capital e interior do estado. Interessam cidades como São Carlos, São José dos Campos, Taubaté, Sorocaba, Ribeirão Preto e Campinas, além de Santos, no litoral.

Outras cidades que estão na mira da rede de culinária saudável são Goiânia (GO) e o Distrito Federal. O executivo conta que espera abrir pelo menos três lojas nessas localidades. Em sua avaliação, além da preocupação das pessoas com saúde e bem-estar, as cidades concentram famílias com alto poder aquisitivo, ávidas por consumir qualidade. Belo Horizonte (MG) é alvo para abertura de pelo menos mais uma unidade do restaurante. O Nordeste do Brasil deve receber duas lojas, com destaque para João Pessoa (PA), que deve ter a primeira unidade Seletti em breve. Cidades como Olinda (PE), Garanhuns (PE), Arapiraca (PE), Maceió (AL), Mossoró (RN), Caruaru (PE), Juazeiro do Norte (CE), Sobral (CE), Salvador (BA), Vitória da Conquista (BA), Feira de Santana (BA), Campina Grande (PB), Aracajú (SE), Natal (RN), São Luis (MA) e cidades acima de 200 mil habitantes, como Jaboatão dos Guararapes, também estão na mira da rede para sedimentar a marca e estão na mira da rede na busca por candidatos.

O Sul do país também deve abrigar outras duas lojas da rede de restaurantes saudável em 2015 e chegar a 10 unidades até 2019. Florianópolis (SC), Balneário Camboriú (SC), Blumenau (SC), Joinville (SC) e Porto Alegre (RS) seguem na mira e as negociações devem ganhar força uma vez que Curitiba (PR) já conta com um restaurante em operação. “No total são 17 unidades que devemos negociar e abrir neste ano. Avaliando o atual cenário econômico e as perspectivas da própria ABF, que apontam para um crescimento na casa dos 9% do franchising neste ano, acredito que estamos em um bom caminho”, afirma Campos.

O executivo aposta na ABF Franchising Expo para gerar o interesse de novos investidores e seguir com o plano de expansão para as principais praças do Brasil. ”A ABF é uma grande vitrine! Uma excelente oportunidade para o networking e uma maneira de divulgar o nosso modelo de negócio. Estamos bem otimistas, apesar do cenário econômico. Mas estamos trabalhando ativamente com a equipe de expansão para atingir nossas metas e estrear nossa bandeira nas praças traçadas”, comenta Luis Felipe Campos, que neste ano, especificamente, aposta e acredita bastante no interesse dos investidores no modelo compacto da rede, o Seletti Fit, que traz muitas vantagens pelo investimento reduzido e gestão simplificada.

Seletti Fit – Modelo compacto

De olho em todas as possibilidades de crescimento, Luis Felipe Campos, desenvolveu uma nova modalidade de loja: o Seletti Fit. A ideia é expandir a marca também por meio de modelo compacto, que exigirá investimento menor. A rede já conta com uma unidade em operação em um posto de gasolina na zona oeste da cidade de São Paulo. Segundo Campos, a ideia de montar um modelo compacto de operação apresenta vantagens, como a gestão, administração e operação, mais simples, mão de obra reduzida, menu diferenciado e adaptado de acordo com o formato de negócio, além da questão do ponto comercial. A expectativa é de que outras três unidades sejam inauguradas em mercados estratégicos, como São Paulo e Rio de Janeiro, em 2015. “A estratégia é escolher a dedo esses centros comerciais menores e conseguir, com o formato reduzido, uma capilaridade maior para exposição da marca e, automaticamente, facilitar a sedimentação do Seletti nesse mercado”, avalia o executivo.

Scaramella Press

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