O número de franqueadores no Brasil vem crescendo aceleradamente nos últimos anos. Considerando apenas as franquias filiadas à ABF – Associação Brasileira de Franchising, são 2.703 redes, um crescimento de 45% em relação a 2010, e de quase 300% no período de 10 anos.
Brasília não é exceção à tendência nacional. São muitas as novas redes de franquias do DF que surgiram nos últimos anos, ou que estão passando pelo processo de formatação em 2014. As redes são de diversos segmentos, incluindo alimentação, educação, serviços, estética, dentre outros.
Escola Concretta, Tomatzo, DogShop Brasil, NK8, Woop Brinquedoteca, Sushi Way, Mixido Express, Maria Amélia, Popó Fighting Club, Cartho, Fit30, Solute, Musiflex, Eliá Spa, Esmalteria Brasil são apenas alguns dos exemplos de franquias que surgiram recentemente na cidade.
Enquanto algumas destas marcas já se encontram em fase de expansão nacional, outras ainda focam na cidade ou na região, valendo-se, sobretudo, da força que seu nome tem junto à população local, e também aproveitando o aquecido mercado do DF, como ressalta Mauro Hyde, especialista em expansão de franquias e sócio da empresa Total Franchising.
“Cada vez mais o Brasiliense está empreendendo e procurando a segurança da Franquia para iniciar seu próprio negócio. O alto poder aquisitivo da população do DF deixa o mercado constantemente aquecido para setores como beleza e saúde. Com o aumento do transito da capital federal está cada vez mais frequente comer fora de casa, o que fortalece a abertura de lojas de alimentação, como por exemplo o Sbarro, grande franquia americana de pizzas e pratos italianos, que escolheu Brasília para iniciar suas atividades no Brasil em 2013. Outro fator que fortalece o investimento em franquias é a rentabilidade que o setor tem se comprarmos com o mercado imobiliário e outros investimentos”.
A expansão pelo modelo de franquias traz vantagens ao empresário, que reduz sua necessidade de caixa, e consegue atingir mercados que ele não teria condições de fazer por conta própria. No entanto, antes de expandir, é necessário fazer adaptações ao negócio, focando na padronização.
“Para formatar uma empresa em uma franquia, o ideal é que o empreendedor contrate uma consultoria especializada. São várias etapas percorridas durante o projeto, que pode variar de 6 a 12 meses. Ao final, a nova franqueadora terá todo processo documental e de planejamento pronto, devidamente resguardado, de acordo com a lei que rege o mercado”, explica Breno Cury, que ao mesmo tempo é franqueado da Saffi Consultoria em Brasília, e também especialista em formatação e expansão de franquias. “Franquear a empresa traz ganho em escala, rápido crescimento, oportunidade de ganhar novos mercados, entre outros”.
Os interessados em conhecer muitas das novas franquias de Brasília, e também conversar com especialistas em formatação de redes franqueadoras, podem visitar a feira Brasília Expo Franquias 2015.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!