Um dos principais conselhos repassados a quem pretende abrir sua primeira franquia é buscar um negócio com o qual se identifica. Como o futebol é uma das grandes paixões dos brasileiros, as franquias relacionadas a times acabam sendo uma opção interessante.
A indústria do futebol movimenta milhões de reais anualmente em todo o Brasil e com a diversidade de produtos personalizados com as marcas dos times disponíveis, os torcedores apaixonados não param de comprar mesmo em períodos fora dos campeonatos.
Observando as oportunidades deste segmento e inspirado em modelos internacionais, muitos times brasileiros já adotaram este modelo de negócio para atrair e fidelizar seus torcedores.
Dentre os times com franquias abertas no mercado estão os grandes times brasileiros. Cada um com sua loja e identidades próprias. Alguns exemplos são: Santos na Área (Santos), São Paulo Mania (São Paulo), Gigante da Colina (Vasco), Espaço Glorioso (Botafogo), Maior de Minas (Cruzeiro), Inter Shop (Internacional), Grêmio Mania (Grêmio), Poderoso Timão (Corinthians) e a Academia Store (Palmeiras).
Como a união entre paixão pelo esporte e negócios parece uma solução perfeita, saiba quais variáveis do mercado deve considerar para obter sucesso com sua franquia, além de estar preparado em possíveis oscilações do mercado.
– Escolha a bem a praça onde abrirá sua loja
Torcedores de futebol são um público muito devoto de seu time, por conta disto, este tipo de negócio tende a ser regional, por isto, antes de abrir sua franquia, estude bem a localização do seu futuro ponto.
Vale à pena pesquisar sobre costumes e preferências dos torcedores que circulam pela região, dominar o mercado pode fazer toda a diferença no sucesso da sua franquia.
– Trabalhe na fidelização de seus clientes
Torcedores tendem a ser muito fiéis a seus times. Como sua loja representará uma marca com a qual ele possui grande identificação, aproveite para tornar o momento da compra único e especial para seu cliente.
Selecione membros apaixonados para sua equipe, capazes de ajudarem na fidelização com um atendimento personalizado e especial. Assim conseguirá ótimos resultados e satisfação para ambos os lados.
– Estude a política de preços da marca
Devido à concorrência com marcas de materiais esportivos que comercializam itens de todos os times, informe-se bem sobre a política de preços da marca e suas principais vantagens para atrair mais clientes.
Pesquisar constantemente a concorrência nas redondezas também é uma forma de se precaver contra surpresas do mercado. Embora franquias de times sejam motivadas pela paixão por seus times, manter a razão para analisar o negócio e as variáveis do mercado é fundamental.
– Conheça os planos de contingência da marca
É preciso estar preparado para momentos difíceis. O mal desempenho em campeonatos e até mesmo rebaixamento pode haver afetar as vendas, por isto, pesquise com franqueados atuais e com o próprio franqueador quais as medidas adotadas para equilibrar o desempenho das vendas.
– Considere mercados pouco explorados
Por fim, se você está convencido a abrir franquias de times de futebol, embora as grandes capitais sejam o alvo mais procurado, também não deixe de considerar as oportunidades de lojas no interior. Especialmente nestas regiões o torcedor tem menos opções de compra e isto pode significar um grande filão ainda pouco explorado. Junte sua paixão com informação e muito trabalho e sucesso.
Clique aqui para receber mais informações: http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter