Uma rotina com cheirinho de chocolate

Há um ano e oito meses a rotina tem cheirinho a chocolate. Apesar do aroma o ritmo é intenso, assim como em todo o comércio. Além das vendas, tem também o “abastecimento de loja, treinamento de funcionários, foco no atendimento ao cliente”, explica João Alfredo Júnior, diretor da Chocolate Brasil Cacau, instalada no Rua da Praia Shopping, no Centro Histórico de Porto Alegre.

João Alfredo contou que ao perceber o crescimento da marca resolveu investir. Em dezembro de 2012 nasceu a franquia do Rua da Praia Shopping. Além desta, o grupo de sócios ainda possuem mais cinco estabelecimentos da Chocolate Brasil Cacau, no Bourbon São Leopoldo, no Bourbon Canoas, no Bourbon Country, no shopping Iguatemi e na rua Ramiro Barcelos. 

Em cada loja trabalham cerca de quatro funcionários. Os dias de maior movimento no estabelecimento localizado no Centro da capital gaúcha é nas quintas e sextas-feiras, nas demais o fluxo mais intenso de clientes é nos finais de semana. Em relação aos negócios de uma franquia o empresário disse que “a maior dificuldade é lidar com a margem pequena do negócio, não temos muito o que fazer em termos de gestão de custos, a parte administrável é muito pequena para determinar maior ganho”.

A marca de franchising de chocolates informa em seu site que fornece todos os produtos prontos para os franqueados. João Alfredo confirmou a informação e explicou que as mercadorias são produzidas no parque industrial da CRM, localizado em Minas Gerais. 

Os empresários ligados a marca recebem treinamentos e assessoramentos durante toda a vida da loja, pois isso ajuda manter a qualidade dos serviços prestados aos clientes. “A franquia fornece todo o treinamento tanto ao franqueado quanto aos funcionários através de aulas online, após isto somos nós os franqueados que fazemos a reciclagem dos funcionários de acordo com nossas exigências e determinação da Franquia”, salientou João Alfredo. Além disso, os franqueados possuem o Portal do Franqueado, um canal direto com a empresa, no qual eles ficam em contato com as novidades da marca e também quais serão as campanhas de marketing que serão desenvolvidas. 

Entre os produtos mais vendidos tanto na loja do Rua da Praia Shopping tanto nas demais estão as trufas. Para o gestor isso ocorre em virtude das campanhas publicitárias que mostram mais este doce. “As trufas têm um apelo maior, visto que toda a promoção a nível nacional com mídia em horário nobre é feita em específico sobre este produto”, declarou.

A Chocolate Brasil Cacau pertence ao Grupo CRM (detentora também das marcas Kopenhagen e DanTop). Em maio deste ano a rede de franquias atingiu 500 lojas abertas. Atualmente é considerada a segunda marca de chocolateiras mais procurada pelos brasileiros. A Chocolate Brasil Cacau está cadastrada na Associação Brasileira de Franchising (ABF) e recebeu o Selo de Excelência em Frachising 2013, cedido pela ABF. 

 Clique aqui para receber mais infomrções: http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter