Para muitas marcas uma boa localização é o que garante o sucesso do negócio. Nem sempre o franqueador dá o suporte necessário para encontrar um bom local e o franqueado, muitas vezes inexperiente, sai em busca de um imóvel sem saber as características básicas do que podemos chamar de uma boa localização.
A ajuda do franqueador + suporte de especialistas
Para ajudar a decidir, por que não contratar um suporte de consultores experientes? Custa caro?
Nem sempre, e o investimento vai valer mais a pena do que arcar com os custos de uma escolha errada.
O franqueador pode indicar uma região em potencial, mas o local exato é o franqueado quem escolhe. As vezes um bom local em uma rua pode ser mais vantajoso do que um shopping e seus altos custos.
A análise precisa unir a experiência sobre o negócio do franqueador ao conhecimento de geomarketing de uma consultoria especializada, sempre agregando as informações de oferta e custos impostas pelo mercado imobiliário.
O franqueado tem total liberdade para questionar o franqueador sobre os potenciais locais e qual o suporte oferecido para a escolha do mais adequado ao negócio. As marcas que vão além da venda da franquia e se interessam pelo sucesso dos franqueados abrirão os estudos e a metodologia aplicada para identificar os melhores locais.
O geomarketing
Simplesmente escolher um shopping não resolve o problema. É preciso entender o entorno, o fluxo, a demografia e o que o futuro pode reservar em termos de expansão do empreendimento e mudança das características do público.
A concorrência fora do shopping pode interferir, principalmente em grandes centros. Considere que entender o entorno é um fator crítico de sucesso.
Os detalhes fazem a diferença!
Assinar um contrato de aluguel comercial sem entender os detalhes jurídicos envolvidos pode colocar o negócio em uma tremenda furada. Podem existir custos extras que você não considerou e um prazo determinado que pode colocar a estratégia de marketing no lixo.
Mesmo que o franqueador dê suporte para a escolha do local é importante que o franqueado se proteja. Considere obter uma terceira opinião para garantir seus interesses enquanto aproveita a experiência do franqueador sobre o negócio. Este investimento vai garantir seu sucesso no longo prazo.