De office-boy a perito em gestão: o caminho que levou Gleyson Guimarães a investir no sistema de franquias e lançar o Brazero Café

Empreendedor do Vale do Paraíba, com 30 anos de experiência no segmento de alimentação, transformou sua metodologia de gestão em modelo de franquias pronto para a escala naciona

A trajetória de Gleyson Guimarães, 42, taubateano com três décadas de experiência no segmento de alimentação, é um estudo de caso em resiliência
e gestão prática. O empresário, que começou a trabalhar aos 11 anos como office boy para ajudar a família, acaba de anunciar o lançamento nacional da franquia Brazero Café, um movimento que consolida sua trajetória na alavancagem de negócios.

A história de Gleyson Guimarães não é a de um empreendedor que nasceu na garagem do Vale do Silício e, sim, de um profissional moldado pela necessidade e pelo balcão, a realidade de muitos comerciantes no Brasil.

A capacidade de Gleyson em recuperar empresas em dificuldades o transformou em um especialista em gestão empresarial. Ele já investiu em gráfica, distribuidora, academias e, principalmente, no segmento de bares, cafés e restaurantes, onde passou maior parte de sua vida até aqui. Sob sua gestão, um dos seus restaurantes mais emblemáticos saltou de R$ 15
mil para cerca de R$ 350 mil de faturamento mensal

“Tudo o que vivi nesses anos virando negócios, lidando com crises e fazendo empresas saírem do zero ao resultado, eu transformei em método. O Brazero é esse método aplicado de forma clara, acessível e pronta para escalar. Agora quero ajudar outros empreendedores a crescerem com mais segurança e menos improviso”, explica Gleyson.

Segundo ele, sua metodologia de sucesso vai além da intuição e da criatividade. Ela é baseada em uma disciplina rigorosa e visão sistêmica.
“Ao longo destes anos, aprendi que negócio não cresce sem organização, sem números, sem sistema, sem disciplina. E principalmente: sem pessoas. É a gestão do comportamento que faz tudo funcionar”, afirma Gleyson.

Há anos no campo de batalha, Gleyson Guimarães identificou o dilema de muitos empreendedores: como escalar uma operação de sucesso sem se afogar no operacional diário de um ponto comercial? A resposta foi o modelo de franquias.

Com apoio de consultores especializados, ele sistematizou toda a experiência adquirida em crises, reformas e sociedades turbulentas no Brazero Café. A marca foi estruturada para ser um modelo de baixo risco e alta rentabilidade para o franqueado, no formato de:

  • Operação Simplificada e Padronizada
  • Cardápio Enxuto e Rentável (com cafés especiais e bebidas autorais)
  • Suporte dedicado e próximo da franqueadora
  • Oportunidade de crescer junto com a marca
  • Condições especiais para pioneiros

Com o modelo já formatado e unidades em negociação, a previsão é que as primeiras franquias comecem a operar a partir de 2026.