Ampliar o número de lojas e alcançar 75 unidades até o final desse ano, consolidando sua posição como uma das redes de locadoras de automóveis que mais cresce no país. Esses são os planos da Locarx, rede de origem baiana que passou a investir no modelo de franquia nesta década e, entre as locadoras boutique, é a primeira em número de franqueados em todos os estados do país.
Além da expansão com franqueados, a Locarx aposta em parcerias, como a que fechou recentemente com a Flexway, rede global de afiliação de locadoras, que concentra reservas de usuários do serviço em mais de 50 países.
Com o acordo, a Locarx entra definitivamente no mercado internacional de rent a car (locação diária), segmento que representa a grande especialidade da rede. A estimativa do grupo é que a partir dessa parceria haja um incremento de 30% nas reservas de rent a car na operação. A Locarx também mira outros mercados estrangeiros estratégicos, como o asiático.
Outra ação da rede em seu plano de crescimento é explorar mais oportunidades também na locação para o turismo de negócios, a partir de novos acordos com OTAs, agências e marketplaces, que serão em breve anunciados. “Ampliar a visibilidade da marca será um passo importante para nos posicionarmos em um mercado de muita competitividade. A locação de veículos tem registrado crescimento ano após ano no Brasil e, para 2026, ano de Copa e eleições, a expectativa do setor é positiva”, avalia a CEO da Locarx, Lívia Villar.
Hoje, além de comandar a expansão da Locarx, Livia Villar também atua como vice-presidente da Fenaloc (Federação Nacional das Empresas Locadoras de Veículos Automotores), presidente do Sindloc-BA e conselheira da ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis).
De acordo com dados da ABLA, entidade que congrega as locadoras no país, o Brasil ultrapassou em 2024 a barreira das 30 mil locadoras de veículos, e o setor de locação faturou R$ 52,9 bilhões, um aumento de 17,8% em relação ao ano anterior.
Segundo o anuário da ABLA, o faturamento líquido chegou a R$ 46,2 bilhões. O número de locadoras cresceu 19,2%, passando de 26.423 em 2023 para 31.487 em 2024. A idade média da frota do setor é de 17,4 meses. “A próxima temporada de verão deverá registrar um aumento de 10% no rent a car, sinalizando o bom crescimento da atividade ao longo de 2026”, complementa a CEO.






