Um estudo chamado “Diagnóstico Setorial de Educação 2025”, divulgado neste mês pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), mostra que o faturamento das franquias que atuam no segmento de Educação chegou a R$ 15,5 bilhões em 2024, registrando um avanço de 9% em relação a 2023. Ainda de acordo com a entidade, são 242 redes ativas, somando mais de 17 mil unidades e 196 mil empregos diretos. Tais dados reforçam o papel estratégico da educação no franchising, já que as franquias deste setor têm conseguido crescer de forma sólida, combinando inovações tecnológicas e o uso da inteligência artificial, reafirmando sua importância para a formação, capacitação profissional e aprendizado de uma segunda língua.
Entre os destaques do levantamento está o avanço na adoção de ferramentas digitais e inteligência artificial. Cerca de 68% das redes afirmaram ter ampliado investimentos em tecnologia no último ano, um percentual idêntico ao observado em 2024. Essa transformação tem impulsionado tanto a eficiência administrativa quanto o aprendizado dos alunos.
Esse é o caso da Prepara IA, pertencente ao Grupo MoveEdu, que anunciou este ano o reposicionamento da marca, que agora tem como foco a inovação e o uso da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta central em sua metodologia de ensino. Em um movimento inédito no setor de educação profissional, a rede se firma como pioneira ao capacitar profissionais da base da pirâmide para o novo mercado de trabalho, moldado pela IA. Com o objetivo de formar profissionais que tenham esse tipo de conhecimento, a instituição preparou seu portfólio de cursos, alinhando conteúdo, formato e abordagem pedagógica às exigências de um futuro que já começou.
“Com esta nova proposta de ensino, a Prepara IA inova sua atuação no setor de educação profissionalizante e continuada ao integrar a Inteligência Artificial de forma prática a todos os cursos oferecidos nas mais de 300 escolas da rede em território nacional. Dessa forma, a tecnologia permitirá uma jornada de aprendizagem mais ágil e personalizada, com o objetivo de aumentar a eficiência, potencializar o conhecimento adquirido pelos alunos e garantir melhores resultados em menos tempo. Com as transformações constantes do mundo moderno, a educação não pode mais ser estática. A capacitação contínua e o aprendizado ao longo da vida são essenciais para manter os profissionais competitivos”, afirma Rogério Gabriel, fundador e CEO do Grupo MoveEdu.
Outras marcas do Grupo MoveEdu também investem neste conceito, como a Ensina Mais Turma da Mônica, voltada ao reforço escolar de Língua Portuguesa e Matemática, além de opções com foco em tecnologia, como robótica, para alunos que estejam no ensino fundamental, que utiliza plataformas digitais interativas e dados de desempenho para acompanhar a evolução dos estudantes. Já a Microlins, rede de ensino profissionalizante, vem ampliando o uso de recursos digitais e simuladores virtuais em sala de aula, acompanhando a crescente demanda por capacitação técnica, além de lançar um curso voltado para Inteligência Artificial.
Na área de idiomas, a Rockfeller combina o aprendizado presencial com plataformas digitais gamificadas e o uso de IA para aprimorar a pronúncia e o acompanhamento individual. A rede é pioneira no uso da Inteligência Artificial (IA) entre as redes de franquias de idiomas no Brasil, integrando a tecnologia tanto à metodologia de ensino quanto à gestão da rede. Desde o início de 2025, ferramentas como o Atlas (assistente de nivelamento), o Assistente Pedagógico, o Gerador de Feedbacks, o Personal Teacher e o Practice Buddy passaram a aprimorar a experiência de alunos e professores, tornando o aprendizado mais dinâmico, personalizado e eficaz. Além do campo educacional, a IA também foi incorporada à gestão das unidades franqueadas, otimizando processos administrativos, financeiros e pedagógicos. “Criamos um Comitê de Inteligência Artificial que atua diariamente no desenvolvimento de ferramentas próprias, garantindo mais eficiência e autonomia à rede”, destaca André Belz, CEO da Rockfeller Language Center. O executivo reforça que a tecnologia vem para potencializar, e não substituir, o fator humano no aprendizado: “Acreditamos que a interação entre pessoas é insubstituível. A IA é uma aliada que amplia a experiência do aluno fora da sala de aula, tornando o aprendizado mais próximo da realidade”.
Multifranqueados em expansão
O estudo da ABF também mostra um aumento expressivo no número de multifranqueados, ou seja, empreendedores que operam duas ou mais unidades. Nas redes com até 10% de multifranqueados, o índice subiu de 35% para 40%, enquanto naquelas em que eles representam acima de 30%, houve alta de 22% para 28%. Esse movimento reflete a confiança dos investidores, demonstrando a robustez dos modelos de negócio e o potencial de clusterização regional das redes que atuam neste segmento. Outro indicador relevante é a rentabilidade, já que 67% das franquias operam com margens de lucro entre 21% e 40%, e 70% atingem o ponto de equilíbrio em até 24 meses, sendo que, em muitos casos, o retorno acontece entre 12 e 18 meses.
Rivaldo Guedes, por exemplo, é franqueado da Microlins desde 2001 e reconhecido entre os maiores multifranqueados do Brasil. Com 47 escolas entre os estados do Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o empresário é responsável por uma cartela de 15 mil alunos e por mais de 500 funcionários. Nos próximos dois anos, o empresário estima ter um grupo de 60 escolas da rede que integra o Grupo MoveEdu em funcionamento. Outro case é o do empresário Thiago Souto que conta com seis escolas da Prepara IA situadas no Nordeste, nos estados de Pernambuco e Paraíba. O franqueado conheceu a marca após ingressar como colaborador em uma das escolas. Depois de passar por diversos cargos e por influência de outro empresário da rede, decidiu abrir sua primeira unidade da Prepara IA em 2013.
Outra inspiração é a trajetória de Dimas Diniz, de 30 anos, multifranqueado da Rockfeller Language, com unidades em Fortaleza, Palmas e Brasília. Após começar sua primeira escola em Fortaleza, em 2016, ele assumiu em 2018 uma operação em Palmas com poucos alunos e conseguiu reverter a situação por meio de estratégias pedagógicas e comerciais sólidas. Em 2019, expandiu para Brasília, enfrentando desafios durante a pandemia, mas viu a escola prosperar com o apoio de uma nova sócia e o foco no público infantil. Para ele, a chave do sucesso é a gestão de pessoas e a criação de equipes alinhadas à cultura da empresa, investindo no desenvolvimento dos colaboradores.
“Com a economia em recuperação e a educação retomando protagonismo, as redes projetam crescimento de faturamento e expansão de unidades no próximo ano. O estudo da ABF comprova que a educação é uma atividade essencial, com efeito multiplicador sobre o desenvolvimento do País. Além disso, as franquias do setor têm mostrado resiliência, inovação e um papel decisivo na formação de pessoas e na geração de renda”, finaliza Rogério Gabriel.






