Divino Fogão estreia operação internacional e amplia presença no Sudeste em setembro

Rede inaugura quatro restaurantes no Brasil e o primeiro no Paraguai, reforçando plano de crescimento nacional e internacional

Reconhecido por levar aos consumidores o sabor da culinária típica da fazenda, o Divino Fogão segue acelerando a expansão da rede, tanto em solo brasileiro quanto na América Latina. Neste mês, a marca inaugura cinco unidades, incluindo sua primeira operação internacional, em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, que será implantada no Shopping Dubai.

Além disso, mais quatro restaurantes serão abertos em diferentes cidades brasileiras. No estado de São Paulo, empreendimentos como o Itu Plaza Shopping e o Shopping Araçatuba, ambos localizados no interior, além do Grand Plaza Shopping, em Santo André, no ABC Paulista, receberão lojas do Divino Fogão. Já Vila Velha (ES) passa a contar com uma unidade no Shopping Praia da Costa. Essa movimentação reforça a meta da rede que visa alcançar 300 restaurantes em funcionamento até 2027. Atualmente, o Divino Fogão já conta com mais de 220 pontos de venda ativos no Brasil, entre restaurantes em praças de alimentação e dark kitchens.

Para Reinaldo Varela, fundador e presidente do Divino Fogão, o crescimento territorial da marca reflete um posicionamento cada vez mais estratégico. “Crescer de forma estruturada é fundamental para levar nossa proposta a públicos diversos, em diferentes momentos do dia. Cada nova unidade nasce de um planejamento cuidadoso, visando locais com alto potencial de consumo e sempre alinhada ao perfil de clientes que valorizam refeições frescas, de qualidade e com sabor caseiro. Nosso objetivo é estar presente onde o cliente está, oferecendo uma experiência acolhedora e autêntica, com o verdadeiro sabor da comida da fazenda, seja nos grandes centros, cidades estratégicas do interior, municípios litorâneos ou em outros países, como no caso do Paraguai. Essa implantação é o ponto pé inicial da nossa expansão na América Latina”, afirma.

Segundo levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias faturou R$ 69,9 bilhões no segundo trimestre de 2025, registrando um avanço de 14,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O segmento de Alimentação Food Service, no qual o Divino Fogão está inserido, obteve crescimento de 14,2%, impulsionado pelo aquecimento do consumo fora do lar.

A cidade de Itu, por exemplo, recebe o primeiro restaurante da rede sob comando de André Luiz Cardoso, 46 anos, bacharel em Ciências Econômicas. Com trajetória consolidada no setor de alimentação, o empresário aposta no potencial estratégico da cidade. “Em 2019, minha esposa decidiu empreender e abriu um restaurante do Divino Fogão no Shopping ABC, em Santo André. Desde então, ela me encoraja a seguir o mesmo caminho. Em dezembro de 2023, inauguramos a unidade do Catarina Fashion Outlet, em São Roque, no mesmo estado, a primeira da marca neste tipo de empreendimento, que vem obtendo um bom desempenho. Em 2024, expandimos para o Shopping Iguatemi Esplanada, em Votorantim, no interior paulista. Agora, seguimos para Itu, uma cidade em crescimento e estrategicamente importante para a rede”, conta.

Ele destaca que a escolha pelo Divino Fogão se deve à solidez da marca e ao potencial do setor de alimentação no município em questão. “Além da indicação do meu primo e sócio, Alexandre Thomazine, vejo que a alimentação é um segmento que nunca deixa de crescer no Brasil, em diferentes cenários. Outro ponto é que o Divino Fogão é uma rede consolidada que valoriza o franqueado, promovendo oportunidades de crescimento em diferentes regiões por meio de estratégias diversas. Em Itu, por exemplo, temos um diferencial, pois a praça de alimentação é pequena e os restaurantes por quilo existentes são locais. Em datas de maior movimento, como fins de semana e período de férias, a cidade recebe muitos visitantes que buscam uma marca reconhecida, que possa proporcionar uma alimentação de qualidade, para diferentes paladares. Somos um destino para quem visa momentos de lazer graças aos novos parques que estão chegando ao município”, completa.

Em São Paulo, além de Itu, o Divino Fogão terá outras duas inaugurações. Em Araçatuba, importante polo regional do noroeste paulista com mais de 200 mil habitantes e forte vocação nos setores de agronegócio, serviços e comércio, a rede inaugura sua primeira unidade no Shopping Araçatuba, sob gestão da franqueada Kelei Reigota. Em Santo André, no Grand Plaza Shopping, o Divino Fogão inaugura um formato inédito na rede, que são as megalojas, sob comando do franqueado Renato Basso Fabbri. O espaço foi projetado para oferecer uma experiência ampliada, com maior capacidade de atendimento e um mix diversificado de produtos. A iniciativa acompanha o perfil do consumidor do ABC Paulista, região com forte dinamismo econômico e elevada concentração de público, consolidando o município como um ponto estratégico para a expansão da marca.

Já em Vila Velha, o Divino Fogão chega ao Shopping Praia da Costa, sob gestão do franqueado Marcelo Crespo. Localizada em uma das cidades mais populosas do estado, com forte apelo turístico e relevância econômica, a nova unidade reforça a presença da marca no Sudeste e amplia as opções gastronômicas para moradores e visitantes, que encontram na rede refeições frescas, saborosas e com o acolhimento característico da comida da fazenda.

Com foco em oferecer uma experiência completa, o Divino Fogão disponibiliza diariamente cerca de 32 opções de pratos quentes e 15 variedades de saladas, além de grelhados, sobremesas e acompanhamentos típicos. Os restaurantes estão presentes nos principais shoppings do país e atendem também pelo delivery. O investimento para abrir uma franquia da rede parte de R$ 1 milhão, com expectativa de retorno em até 36 meses e faturamento médio mensal de R$ 220 mil.