Setor de barbearias vive boom no franchising e BR Barbearia acelera plano de crescimento

Maior rede de barbearias da América Latina aposta em tecnologia própria para expandir no setor e chegar a 100 unidades até o fim de 2026

Em seu último levantamento divulgado, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), revelou um alto crescimento na abertura de novas operações no ramo das barbearias, chegando a 16% no ano passado. De acordo com a entidade, o número de franquias ativas passou de 55, em 2023, para 64 em 2024, um reflexo das transformações no comportamento do consumidor masculino nos últimos anos.

Com um modelo de negócio inovador e altamente tecnológico, a rede de franquias BR Barbearia  se prepara para uma nova fase de crescimento. Fundada em 2017, em Belém do Pará, a marca opera com base na Lei do Salão Parceiro, dispensando a contratação de funcionários fixos e oferecendo total autonomia ao franqueado, que pode administrar a unidade de forma remota, por meio de um software exclusivo desenvolvido internamente.

À frente da marca, o fundador e CEO, José Priante Neto, enxerga o mercado de barbearias como uma das maiores oportunidades do franchising nos próximos anos. “Acredito que estamos apenas no começo da transformação do setor de beleza masculina no Brasil. O comportamento do consumidor está mudando e os homens estão cada vez mais exigentes em relação à experiência e ao serviço. Isso abre espaço para modelos profissionais, escaláveis e tecnológicos como o nosso”.

Atualmente com 62 unidades ativas nos estados do Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Bahia e Rio Grande do Sul, a BR Barbearia busca ampliar sua presença em todo o território nacional. A projeção da marca é chegar a 100 unidades até o fim de 2026 e atingir R$ 30MM em faturamento.

O grande diferencial da BR Barbearia está na tecnologia proprietária, criada para oferecer controle total da operação e maximização dos lucros. A plataforma é estruturada em três pilares principais: SMC (Sistema de Monitoramento Contínuo): identifica automaticamente os serviços prestados nas unidades por meio de câmeras inteligentes; Software Financeiro: automatiza processos, como fechamento de caixa, controle de estoque e repasses aos profissionais parceiros; Software de Fidelidade (em fase de testes): integra dados de consumo e feedbacks de qualidade para alimentar um CRM robusto e permitir campanhas personalizadas de marketing.

O investimento inicial é a partir de R$ 90 mil até R$ 150 mil, valor que já inclui taxa de franquia e montagem da loja, com faturamento mensal médio entre R$ 28 mil e R$ 40 mil, lucratividade de 15% a 25% e retorno estimado entre 12 e 24 meses. Com esse modelo enxuto, escalável e de alta performance, a BR Barbearia atende à crescente demanda por franquias tecnológicas, com baixo risco e alta rentabilidade, consolidando-se como uma referência no franchising voltado à beleza masculina.