Água Doce Sabores do Brasil registra crescimento de 10% nas vendas no primeiro semestre de 2025

Investindo em diferentes frentes estratégicas, houve um incremento de 8% na venda de produtos próprios da marca, com potencial para expansão a atuação até o fim do ano

Referência em gastronomia brasileira, a Água Doce Sabores do Brasil segue demonstrando consistência nos mais de 80 restaurantes da rede em seis diferentes estados. No primeiro semestre de 2025, mesmo diante de um cenário econômico desafiador e de mudanças nos hábitos de consumo, a rede registrou crescimento de 10% nas vendas de pratos que exaltam os sabores nacionais em comparação ao mesmo período do ano anterior. O resultado reforça a solidez do modelo de negócio e o engajamento da franqueadora em manter um ecossistema sustentável para franqueados, fornecedores e clientes.

A marca vem diversificando sua atuação por meio de três modelos de negócio: Master, Express e Delivery, com o objetivo de ampliar sua capilaridade em praças estratégicas. Atualmente, a marca conta com 85% das operações localizadas em pontos estratégicos na rua, porém, nos últimos anos, aposta na implantação de unidades em centros comerciais com grande fluxo de consumidores. No primeiro semestre, por exemplo, foi realizada a inauguração do restaurante no Shopping Boulevard, na cidade de Mogi Guaçu, em São Paulo.

Com o objetivo de aumentar a capilaridade da marca, o plano de expansão para o segundo semestre do ano prevê mais cinco inaugurações até dezembro de 2025, mantendo o foco em regiões com mais de 100 mil habitantes, perfil de consumo aderente aos modelos de negócio da rede e economia ativa. Entre os destaques, está a primeira unidade da Água Doce Delivery, com previsão de abertura nos próximos meses em Maringá, no Paraná. O modelo visa atender à crescente demanda por conveniência e agilidade nas entregas, além de aumentar o raio de atuação para consumidores que querem se deliciar com os pratos da empresa, mas moram em municípios próximos.

Mostrando a importância de levar o sabor da Água Doce para a casa dos brasileiros, o canal de delivery manteve uma performance sólida, com crescimento de 5% no semestre. Atualmente, o formato responde por mais de 20% do faturamento da rede, sendo que o iFood, principal parceiro estratégico da marca no ambiente digital, representa 17% do total das vendas. “O delivery deixou de ser um canal complementar para se tornar uma frente estratégica do negócio. Hoje, ele representa uma importante composição do faturamento e auxilia na fidelização, ampliando nossa capacidade de chegar até o consumidor com conveniência, qualidade e experiência”, explica Julio Bertolucci, diretor de franquias da Água Doce.

Outra estratégia que visa levar um diferencial ao público-alvo da empresa são os produtos da linha de marca própria, composta por molhos, temperos, farofas e bebidas alcoólicas exclusivas, também apresentou bom desempenho. No período em questão, o crescimento foi de 8%, reforçando o apetite do consumidor por produtos autênticos e com identidade regional. Certa do potencial de consumo de tais itens, a rede planeja realizar a expansão com solidez na divulgação, nas vendas e na entrega, estruturando cuidadosamente o ambiente logístico e produtivo. Para isso, a meta é de que essa frente represente 5% do valor total do faturamento da franqueadora neste ano.

“Estamos atentos às transformações do setor de food service e preparados para os desafios estruturais do Brasil, como a qualificação de mão de obra e os custos operacionais. Investimos de forma contínua na formação dos nossos times, em modernização de processos e no relacionamento com os franqueados. Tudo isso para garantir excelência em cada operação e fortalecer ainda mais a presença da Água Doce no cotidiano das famílias brasileiras, seja via delivery, por meio dos produtos de marca própria ou na celebração de uma ocasião especial em um de nossos restaurantes”, conclui Julio Bertolucci.