Há mais de 75 anos no mercado e considerada a maior rede de calçados infantis da América Latina, uma das premissas da Bibi é incluir a inovação no dia a dia da rede composta com mais de 150 lojas e nos dois parques fabris, localizados em Parobé (RS) e Cruz das Almas (BA). Com o intuito de se tornar cada vez mais competitiva no segmento de moda infantil, a empresa desenvolve soluções criativas que auxiliam de forma efetiva nas operações e demais estratégias de varejo. Dessa forma, a marca conta com um programa chamado Ninho de Inovação, que incentiva a contribuição de colaboradores, franqueados, fornecedores e clientes com novas ideias e sugestões de soluções para os desafios do negócio. O objetivo do programa é tornar a Bibi a empresa mais inovadora em calçados infantis, fomentando novas soluções e desafiando os stakeholders a pensarem em melhorias. O resultado disso: por mais um ano, a companhia é consagrada com o prêmio Campeãs da Inovação 2025, realizado pela Revista Amanhã.
De 2024 para 2025, a Bibi saltou da 17ª para a 15ª posição no ranking da premiação, demonstrando o empenho e comprometimento em trazer ao mercado inovações para gerar resultados, facilitar o trabalho, desenvolver novos canais e formas de negócio, além de novidades em produtos, serviços e indústria. Pela quinta vez consecutiva, a empresa se tornou uma das representantes do estado do Rio Grande do Sul na premiação, figurando como a 8ª empresa mais inovadora do estado em questão, além de ser a primeira empresa de calçados infantis.
Para a premiação, o case apresentado foi o do Skatênis, que nasceu do desafio estratégico de revisitar um produto marcante da história da Bibi, um calçado que encantou crianças em 2006. Anos depois, movida pelo seu propósito de respeitar o desenvolvimento natural dos pequenos e fazer com que eles pratiquem diferentes atividades, a Bibi decidiu relançar o produto, reconstruindo o tênis do zero. A reinvenção do calçado foi conduzida por uma equipe multidisciplinar que combinou conhecimento técnico, científico e emocional para dar vida a um novo Skatenis: mais seguro, ergonômico, divertido e totalmente alinhado com os valores da infância contemporânea.
“É gratificante fazer parte de um prêmio que ajuda a difundir a cultura da inovação nas empresas localizadas nos estados da região Sul do País. Na Bibi, respiramos inovação diariamente com o propósito de fazer o bem para gerar boas lembranças. Em um mercado em constante evolução, temos que nos manter sempre em alerta e em busca de novidades para oferecer produtos de qualidade, uma experiência diferenciada, um ambiente de trabalho eficiente e ações que gerem bons resultados. Buscamos criar uma atmosfera que fomente a inovação em todas as frentes do negócio”, comenta a presidente da Bibi, Andrea Kohlrausch.
Com mais de 150 lojas no Brasil e em alguns países da América Latina, além das duas plantas fabris, a empresa foi precursora no desenvolvimento de calçados fisiológicos e não tóxicos para crianças de 0 a 9 anos no Brasil.
O ranking Campeãs da Inovação é realizado há 20 anos pelo Grupo Amanhã, com apoio técnico do IXL Center, da cidade de Cambridge, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O prêmio utiliza o Innovation Management Index, metodologia do GIMI (Global Innovation Management Institute), organização global sem fins lucrativos criada por executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação de diversos países. Além disso, a iniciativa tem como objetivo criar uma geração de líderes globais, conectando-os ao principal centro de referência mundial nas áreas de inovação e educação. Tudo isso por meio de um programa personalizado e único, que combina conhecimento, network, benchmarking e experiência cultural.






