Franquia Acquazero aposta em inovação e tecnologia para liderar o setor de limpeza automotiva

Com plataforma própria e aplicativo para facilitar a vida dos clientes e franqueados, rede avança na digitalização dos serviços e melhora a experiência do consumidor

A franquia Acquazero, especializada em estética automotiva sustentável e limpeza de estofados, está investindo em inovação tecnológica para manter sua posição no setor automotivo. Com uma atuação que vai além do tradicional, a marca aposta na digitalização dos processos como um diferencial competitivo, buscando oferecer mais agilidade, controle e praticidade para os franqueados e seus clientes.

Entre as principais inovações, estão a plataforma AcquaON, sistema desenvolvido para facilitar a gestão de todo o processo interno das unidades, e o aplicativo Acquazero, voltado para agendamentos e atendimentos ao público final. “A tecnologia tem sido fundamental para a expansão do nosso modelo de negócio sem perder a qualidade do nosso trabalho. Desenvolvemos soluções próprias porque entendemos que o futuro da franquia passa por sistemas integrados e inteligência de dados”, afirma Henrique Mol, CEO da Acquazero.

Automação de ponta a ponta

O aplicativo da franquia permite que os clientes encontrem a unidade mais próxima, agendem seus serviços, acompanhem as promoções e até avaliem o atendimento. Para os franqueados, o sistema é ideal para controle de agenda, fluxo de caixa, acompanhar desempenho e integração com campanhas de marketing digital. A automação também permite análises, ajudando nas tomadas de decisões estratégicas de cada unidade.

“Criamos esse tipo de investimento para que o franqueado consiga comandar tudo com poucos cliques e foque no mais importante: atendimento diferencial para o cliente e crescimento para a franquia”, diz Henrique. A plataforma AcquaON, usada internamente pelas unidades, tem papel fundamental nesse processo, funcionando como um painel de comando para a operação.

Tecnologia com impacto direto na experiência do cliente

A experiência do cliente está sempre no centro das decisões tecnológicas da marca. A ideia é eliminar qualquer conflito e oferecer conveniência em todos os pontos de contato. “Atualmente, o consumidor está acostumado a resolver tudo online. Com o nosso aplicativo, ele pode agendar o serviço sem sair de casa e receber o atendimento em casa ou na loja, de forma rápida e sem problemas extras”, afirma o CEO.

Além disso, a franquia, que foca em inovação tecnológica e sustentabilidade, utilizando produtos biodegradáveis e um método de baixa água – com apenas 300 ml por lavagem – combinados com sistemas de vendas digital e atendimento online, ampliam o alcance ao consumir contemporâneo. Essa estratégia tem favorecido as unidades, que têm visto um crescimento acelerado da rede.

Resultados impulsionados pela inovação tecnológica

O investimento em tecnologia não apenas melhorou a operação das unidades da Acquazero, como também impactou nos resultados da rede de forma direta. Desde que a rede implantou o sistema AcquaON, em 2019, e o aplicativo oficial da marca, os franqueados passaram a contar com um sistema digital completo para a gestão do negócio, enquanto para os clientes, a experiência passou a ser mais moderna, ágil e eficiente.

A plataforma AcquaON oferece um sistema de gerenciamento exclusivo para franqueados, os recursos são:

● Gestão financeira completa (com controle de receitas e despesas);

● Relatórios de faturamento detalhados, com análises de desempenhos por período;

● Registro e acompanhamento de serviços prestados;

● Integração com canais de atendimento ao cliente, com ferramentas de marketing.

O aplicativo Acquazero, disponível nas lojas Play Store e App Store, é voltado para franqueados e clientes, com funções diferentes para cada um.

Clientes:

● Agendamento e contratação de serviços com poucos cliques;

● Acompanhamento de status da solicitação em tempo real.

Franqueados:

● Entrada e organização dos serviços por status (em aberto, prontos ou finalizados);

● Gestão de agendamentos;

● Monitoramento do fluxo de caixa e do faturamento diário.

Com essas soluções essenciais na padronização do atendimento, a eficiência da operação e o crescimento da rede foi visível. Desde que a AcquaON foi implementada, a produtividade e performance foram significativas. Mol revela que o tempo médio de atendimento foi reduzido em aproximadamente 10 minutos (de 15 minutos para 5 minutos, em média), e o nível de satisfação do cliente subiu para 80%, com base nas avaliações do próprio aplicativo.

Essas melhorias ficaram em destaque com o crescimento da marca. Em 2024, a Acquazero registrou um aumento de 20% no número de unidades, além de uma expansão de 20% no faturamento total da rede.

Atualmente, a rede espera ultrapassar a marca de 300 unidades até o final de 2025, impulsionada por essa digitalização de processos e pelo suporte contínuo aos franqueados.

A Acquazero projeta um faturamento de R$ 100 milhões para o ano de 2025, se consolidando como referência nacional em estética automotiva sustentável com apoio das novas tecnologias que vem adequando para o seu modelo de negócio. “Os dados reforçam como a digitalização de processos não é só um diferencial, se tornando uma base sólida para o crescimento de um negócio, visando sempre a eficiência e qualidade do serviço oferecido”, explica o CEO.

Modelo com foco em crescimento

A tecnologia também tem permitido que à rede escale o negócio sem perder a eficiência. Com quase 200 unidades espalhadas pelo Brasil e no exterior, a Acquazero utiliza dados em tempo real para acompanhar o desempenho das operações e orientar o suporte às franquias.

“Temos uma estrutura de inteligência por trás de cada operação. Sabemos quando é hora de ajustar valores, mudar uma campanha ou reforçar o treinamento, tudo com base em nossos dados”, destaca Henrique.

O uso de ferramentas próprias, adaptadas à realidade de cada franqueado, é um dos nossos pilares da marca. Segundo o CEO, a inovação faz parte da missão da franquia desde o começo. “Queremos ser referência em tecnologia e em gestão, com atendimento e resultados, é isso que buscamos todos os dias”, finaliza Mol.