Com 18 anos de atuação no segmento de moda circular, a rede de franquias Peça Rara Brechó amplia sua presença no mercado ao lançar um novo modelo de loja. Além das versões Clássica (a partir de 300 m²) e Pocket (até 100 m²), a marca apresenta agora o formato Midi, com metragem entre 200 m² e 250 m² e investimento inicial de R$ 385 mil.
Fundada em Brasília, a rede se consolidou com a proposta de promover um estilo de vida sustentável e socialmente responsável, por meio do conceito second hand (uso de segunda mão), que estimula a economia circular e o consumo consciente. Além de roupas femininas, masculinas e infantis, a marca também comercializa itens de decoração e móveis.
No primeiro semestre de 2025, a rede registrou crescimento de 38% no faturamento em comparação ao mesmo período do ano anterior. Com o novo modelo de loja, a expectativa é comercializar 40 unidades nos próximos anos. A meta é alcançar 300 unidades em cinco anos, com presença em todas as regiões do país.
Segundo o CEO Matheus Andrade, a marca já atua em quase todas as capitais brasileiras, com exceção de Rondônia, Acre, Amapá e Roraima. A expansão no segundo semestre deve focar em cidades como Rio de Janeiro, Niterói, Campos dos Goytacazes, Cabo Frio, Salvador, Juiz de Fora, Joinville, Itajaí, Chapecó e Caxias do Sul. A empresa também oferece um pacote de benefícios para multifranqueados.
Modelo de operação
Nas lojas Peça Rara, os consumidores deixam roupas e itens domésticos em consignação. Após a venda, podem optar por receber o valor arrecadado ou utilizar créditos na própria loja. Todo o processo pode ser acompanhado por meio do aplicativo da marca.
Para reforçar o compromisso com o descarte correto e o consumo consciente, a empresa criou em 2019 o Instituto Eu Sou Peça Rara. As peças passam por curadoria e, caso não atendam aos critérios de qualidade, podem ser retiradas pelo fornecedor ou doadas aos bazares do instituto. Os itens doados são vendidos por valores simbólicos entre R$ 5 e R$ 50, com a renda revertida para causas sociais.
Impacto ambiental e social
Em 2024, a rede comercializou mais de 3,7 milhões de itens de segunda mão em suas 130 unidades. Foram realizados 2.024 bazares beneficentes, que ressignificaram 317.903 peças e arrecadaram R$ 2,8 milhões, com média de R$ 8,75 por item. Os recursos foram destinados ao Instituto Eu Sou Peça Rara e a outras instituições assistenciais.
A revenda de peças evitou a emissão de 237,6 mil toneladas de CO₂, economizou 678.850 MWh de energia elétrica e poupou 38 bilhões de litros de água. O projeto Sacolas Retornáveis, que incentiva o uso de embalagens reutilizáveis, contribuiu para a economia de 81,4 milhões de litros de água e evitou o lançamento de 37 toneladas de CO₂ na atmosfera. A cada mil peças revendidas, a marca estima o equivalente à restauração de um hectare de manguezal.
Mercado em ascensão
O mercado global de roupas de segunda mão segue em expansão. De acordo com o TreadUp Resale Report 2025, o setor deve atingir US$ 367 bilhões até 2029, crescendo 2,7% mais rápido que o setor de vestuário tradicional. Em 2024, o segmento cresceu 15%, representando 9% dos gastos globais com vestuário. A expectativa é de crescimento médio de 10% ao ano nos próximos cinco anos.






