Detentor das marcas Microlins, Prepara Cursos e Ensina Mais Turma da Mônica, o Grupo MoveEdu realizou um estudo e implantou um serviço com inteligência artificial que desempenha um papel significativo no atendimento aos interessados em abrir uma franquia, oferecendo suporte em diversas etapas do processo, desde o primeiro contato até a tomada de decisão. O projeto foi lançado neste ano e visa aumentar em até 30% o agendamento de reuniões estratégicas com investidores que desejam abrir o próprio negócio no segmento educacional. A ferramenta ainda auxilia na análise do perfil do candidato, para verificar se há uma sinergia com as redes de ensino.
Em janeiro deste ano, a Zendesk divulgou um relatório anual de tendências focadas na experiência do consumidor, que mostra que 70% dos líderes reveem completamente a jornada do cliente a partir do uso da inteligência artificial. Explorando esta tendência, após lançar um curso de IA para quem deseja ampliar seus conhecimentos, o Grupo MoveEdu investe em projetos internos da franqueadora utilizando este recurso.
“Começamos implantando Inteligência Artificial no departamento de expansão. Por meio de um parceiro de IAgents, fizemos um SDR digital para o primeiro atendimento com pessoas que desejam abrir uma franquia de uma das três marcas. Assim, a cada potencial franqueado que chega em nosso CRM, esse IAgent treinado faz o primeiro filtro, além de tirar as dúvidas iniciais do investidor e levantar alguns dados sobre o seu interesse. Depois, tais informações são enviadas para um funil do CRM, que salva um resumo da conversa e compartilha com um dos consultores da franqueadora, para entrar em contato imediatamente com o investidor”, explica o presidente do Grupo MoveEdu, Rogério Gabriel.
Para melhorar a assertividade, com a autorização dos interessados, as reuniões de expansão são gravadas, para que seja possível coletar mais dados que podem gerar insights, sugestões de abordagem e auxiliar no treinamento de novos consultores. Ainda segundo Rogério Gabriel, a Inteligência Artificial chega para melhorar processos operacionais, diminuir erros e aumentar os resultados e a velocidade no atendimento sem perder a qualidade. Essa iniciativa é primordial para a automação de atividades repetitivas. Neste caso, tarefas manuais, como o processamento de dados, preenchimento de relatórios ou atendimento ao cliente, podem ser automatizadas com IA, liberando tempo para que os consultores foquem em projetos mais estratégicos.
Outro benefício está ligado à análise de grandes volumes de dados em tempo real, gerando percepções que auxiliam na tomada de decisões mais precisas. A IA também é utilizada em assistentes virtuais para o atendimento ao cliente, por meio dos já amplamente conhecidos chatbots, que podem responder rapidamente a perguntas frequentes sobre o modelo de negócios, taxas de franquia, processos de adesão e requisitos para se tornar um franqueado. Além disso, interessados podem obter informações e suporte em tempo real, a qualquer hora do dia, aumentando a conveniência e melhorando a experiência do cliente. Com o uso de IA, os assistentes virtuais podem personalizar as interações com base no perfil de cada potencial investidor, oferecendo conteúdo relevante de acordo com o estágio de interesse ou a localização geográfica.
Outra vantagem engloba a qualificação de interessados feita automaticamente com base nas informações fornecidas pelos potenciais investidores, como capital disponível, experiência prévia e localização, facilitando a identificação de candidatos que estão mais aptos a abrir uma franquia. Com isso, é possível ter uma otimização do tempo, já que a equipe de vendas pode se concentrar apenas nos contatos mais qualificados, reduzindo o tempo gasto com candidatos que não têm perfil adequado para o negócio.
No sentido mais amplo, a Inteligência Artificial também contribui para que haja uma análise de dados e insights de mercado, possibilitando o mapeamento de oportunidades para identificar áreas geográficas com maior demanda para novos franqueados, ajudando tanto os candidatos quanto a franqueadora a tomarem decisões sobre a abertura de novas escolas. Ou seja, todo o aconselhamento é feito baseado em dados de diversas fontes, como histórico de vendas de outras franquias, perfil demográfico de regiões ou comportamento de consumo. Dessa forma, a IA pode fornecer dados detalhados sobre a viabilidade e a rentabilidade de abrir uma operação de uma das marcas do grupo em determinado local.
“Como estamos colhendo resultados positivos, estamos no processo de criação de mais dois IAgents, com o mesmo princípio adotado na área de expansão. Porém, a diferença é que iremos atrelar a nossa lead machine, ou seja, ao CRM das escolas. Assim, os alunos interessados em nossos cursos passarão pelo primeiro filtro feito pela IA, entregando um candidato mais qualificado para os consultores, que fornecerão informações completas sobre os cursos profissionalizantes que temos, para atender às necessidades de cada indivíduo”, finaliza o presidente do Grupo MoveEdu.