Óticas Diniz realizam 7ª Edição do “Diniz Social”: iniciativa focada na saúde visual infantil e na redução da evasão escolar

Para garantir que crianças tenham acesso à saúde ocular, a ação busca transformar realidades e combater a evasão escolar ao investir na saúde visual dos pequenos

As Óticas Diniz realizam a 7ª edição do Diniz Social, um programa que promove a saúde visual de crianças em situação de vulnerabilidade. Desde seu lançamento em 2016, a iniciativa já beneficiou mais de 110 mil crianças e entregou mais de 36 mil óculos de grau. O trabalho é fundamental na luta contra a evasão escolar, que afeta muitas crianças por conta de problemas de visão não tratados.

Um estudo recente publicado na revista British Journal of Ophthalmology revela que uma em cada três crianças e adolescentes no mundo tem miopia. A previsão é um alarme: até 2050, podemos ter 740 milhões de novos casos entre pessoas de 5 a 19 anos. A pesquisa, realizada por cientistas da Universidade de Sun Yat-Sen, aponta que a maior incidência está em países de baixa e média renda, onde a exposição das crianças a telas ocorre cada vez mais cedo e impactam diretamente na sua saúde ocular.

A cada edição, o Diniz Social promove triagens, consultas oftalmológicas gratuitas e doação de óculos para crianças de famílias de baixa renda, em uma ação promovida localmente pela Diniz Franchising, franqueadora da Rede Óticas Diniz. Este ano, no dia 19 de outubro, a rede realizou uma ação na zona norte de São Paulo, com o objetivo de expandir essas iniciativas para todo o Brasil, levando saúde visual a quem mais precisa

Uma equipe de oftalmologistas avaliará a saúde ocular das crianças. Após identificar os casos que necessitam de óculos, as Óticas Diniz fornecem os produtos na etapa final da ação. “Estamos comprometidos em garantir que cada criança tenha a oportunidade de enxergar melhor, pois isso é fundamental para seu aprendizado e desenvolvimento”, afirma Ariane Diniz, presidente das Óticas Diniz e idealizadora do projeto.

A campanha ganha força com veiculações e ativações nos pontos de venda da rede, incentivando a busca pela saúde visual desde a infância. O filme de divulgação nacional, que está no ar de 11 a 31 de outubro, destaca a importância dessa ação para crianças em idade de alfabetização escolar, reforçando o impacto positivo de um cuidado visual adequado desde cedo.

Ao longo do mês, franqueados da rede também participarão de ações locais, por meio de triagens, consultas e a entrega de óculos. “Cada par de óculos representa uma nova chance para essas crianças. Queremos que essa ação seja um momento transformador em suas vidas, tornando a saúde ocular mais acessível para estudantes em todo o país”, ressalta Ariane.

De acordo com o levantamento da British Journal of Ophthalmology, fatores como viver em áreas urbanas, ser do sexo feminino e estar no ensino secundário aumentam a probabilidade de desenvolver miopia. “O Diniz Social é uma resposta a essa realidade. É uma força-tarefa que conscientiza sobre a importância da saúde ocular desde cedo. Uma boa visão é crucial para o desempenho escolar, especialmente na fase de alfabetização, e estamos aqui para garantir que nenhuma criança fique para trás por conta de um problema que pode ser facilmente resolvido”, completa Ariane.

Além disso, a ação “Juntos pelo Rio Grande do Sul” mobilizou franqueados e colaboradores em solidariedade às pessoas afetadas pelas enchentes no estado demonstram o compromisso contínuo da rede com a população.