Conhecido por sua culinária tradicional de fazenda, o Divino Fogão está passando por uma fase de expansão em todo o Brasil. A marca pretende fortalecer sua presença em vários estados, atuando tanto em praças de alimentação de shopping centers quanto por meio das dark kitchens, mais conhecidas como cozinhas invisíveis, que são voltadas exclusivamente para o serviço de delivery. Com 40 anos de trajetória, a rede inaugurou dois novos restaurantes em Brasília (DF) durante o mês de outubro. Atualmente, o Divino Fogão possui mais de 218 unidades espalhadas pelo País.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Distrito Federal registrou um faturamento de mais de R$ 317 milhões no segundo trimestre de 2024 no segmento de food service, com um crescimento de 12,9% e geração de mais de 11 mil empregos diretos nas mais de mil operações.
As novas lojas estão localizadas no DF Plaza Shopping e no Centro Comercial Gilberto Salomão. A operação implantada no shopping, em Águas Claras, inaugurou em 14 de outubro sob o comando da empresária Rayna Taynara, de 32 anos, que já é franqueada de outro restaurante da marca no Águas Claras Shopping, também em Brasília. “Acredito que Brasília, mesmo já contando com outras 10 unidades do Divino Fogão, está em constante crescimento e expansão. Assim, há espaço para novas operações da marca. No DF Plaza, por exemplo, não contamos com um restaurante por quilo que seja do mesmo segmento do Divino Fogão na praça de alimentação. Vimos ali uma oportunidade de investimento por ser uma região que recebe e movimenta muitos consumidores por dia e que podem contar com mais uma opção em alimentação, com diversas opções que mudam diariamente”, conta.
Já no centro comercial, a franqueada Paula Pitmann é quem está à frente do novo ponto de venda, que abriu as portas ao público em 15 de outubro. “Estou na rede há 16 anos e me sinto muito satisfeita com a marca. Essa unidade possui um diferencial muito grande, pois é a primeira franquia do Divino Fogão em um Centro Comercial. Estamos ansiosos para ver como será o movimento e a aceitação dos consumidores, já que haverá um horário de funcionamento diferente do habitual da marca. Acredito que o Gilberto Salomão tem um público fiel, muitas pessoas que vão ao local são funcionários e frequentadores de outros estabelecimentos da região, como o aeroporto e empresas localizadas nas proximidades, criando um movimento sempre constante”, revela.
O Divino Fogão oferece um cardápio variado com cerca de 32 pratos quentes e 15 opções de saladas diferentes todos os dias, além de diversos tipos de carnes, frango e peixes grelhados, e várias opções de sobremesas. Os restaurantes da marca estão localizados nos principais shopping centers do Brasil e os pratos podem ser encontrados também na plataforma de delivery. Para ter uma franquia do Divino Fogão, o investimento inicial é a partir de R$ 1 milhão, com prazo de retorno de 36 meses e faturamento médio mensal de R$ 220 mil.