Parte do Grupo 5àsec, referência no segmento de lavanderias do Brasil, a LavPop desembarca com a primeira operação em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. A marca fundada em 2022 chegou ao mercado para democratizar os serviços do segmento para a população brasileira. A nova unidade está localizada no centro da cidade. Além deste ponto de venda, a empresa visa ampliar a oferta e abrir duas operações no estado até o fim de 2025.
O mercado de Limpeza e Conservação em Santa Catarina está aquecido, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising). No segundo trimestre de 2024, frente ao mesmo período de 2023, o setor cresceu 18,8%, somando mais de R$ 28 milhões em faturamento. Já em números de unidades, o segmento em questão obteve uma alta de 19,3%, passando de 274 para 326 operações.
O ponto de venda em Balneário Camboriú é o primeiro negócio próprio da educadora física, Emanuele Aquino. Ao buscar por empreendimentos para investir, a profissional identificou uma oportunidade devido à escassez em atendimento autosserviço de lavanderia na cidade. “Dessa forma, a 5àsec, pela liderança de mercado, entrou em nosso radar. Estudamos o comércio local e identificamos que a LavPop era ideal para atender às demandas dos moradores da região. A unidade está em funcionamento desde 05 de outubro e já vemos a crescente procura pelos serviços de higienização”, comenta a franqueada, que conta com Tatiana Ribeiro como sócia.
A aposta das empresárias no modelo de negócio incentivou a expansão da rede no estado. Juntas, as franqueadas também implantarão unidades da LavPop em Itajaí e Penha, ambas no litoral catarinense. A perspectiva é que as operações abram ao público até dezembro de 2025.
Com foco no modelo de autosserviço, a LavPop oferece preço acessível, que permite a limpeza de qualquer tipo de roupa por um único ciclo de lavagem. Além disso, também há outras vantagens deste processo, como ter acesso aos maquinários de última geração, ciclos de acordo com a tonalidade das roupas para evitar desbotamento e prolongar a vida útil das peças, e ativos químicos compatíveis que proporcionam o branqueamento, retirada de manchas e alta eficiência durante a limpeza. Outro diferencial do modelo autosserviço da empresa é ser uma marca eco-friendly, por contar com equipamentos com tecnologia sustentável, produtos biodegradáveis e proporcionar ainda mais economia ao consumidor.
“O mercado de autosserviço já é muito disseminado nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, ainda é um segmento que está em desenvolvimento e, parte disso, está relacionado à cultura de consumo dos brasileiros, que ainda preza por um atendimento humanizado. Porém, vemos uma migração e mudança no hábito de clientes, principalmente dos mais jovens, que buscam por mais liberdade, comodidade e serviços de qualidade com bom custo-benefício”, revela Fábio Roth, CEO do Grupo 5àsec.
Os planos do grupo para a LavPop englobam ingressar em cidades fora do eixo Rio-São Paulo e expandir a oferta de serviços de lavanderias com preço acessível. Até dezembro de 2025, a empresa visa inaugurar 20 pontos de venda em todo o Brasil.