As datas comemorativas ou sazonais são uma ótima oportunidade para quem tem um negócio próprio, isso porque essas datas remetem lembranças afetivas em muitos consumidores. Afinal, quantos de nós não se lembra do quão bom era esperar o Dia das Crianças chegar?
É exatamente por isso que essas datas são importantes para diferentes tipos de negócio, pois além de ser um momento perfeito de criar produtos personalizados, essas datas permitem dar uma alavancada nas vendas e podem ser utilizadas como estratégias de marketing para obter lucros de forma mais rápida.
Nesse mês de outubro, teremos duas datas importantes: 12 de outubro, conhecido como o Dia das Crianças, e 31 de outubro, conhecido como o Dia das Bruxas, ou Halloween na língua inglesa. Embora não seja uma tradição brasileira, o Halloween se tornou popular no Brasil.
Para comemorar as datas em grande estilo, a Di Matteo Açaí, franquia de açaíteria com cremes especiais exclusivos, já está a todo vapor na estratégia de marketing. Para o Dia das Crianças, a marca planejou um copo especial, em tamanho reduzido com a opção de upgrade, a combinação dos complementos escolhidos remete a toda a doçura da infância, muito chocolate e cor.
“Esse copo ficará disponível na semana da criança. Sugerimos também a todas as unidades a investir em atrações que chamam a criançada, como: brinquedos infláveis, pula-pula, pipoqueiro, música e decoração”, explica Henrique Claudio Machado, CEO da empresa.
Já para o Halloween, a marca providenciará, a partir da segunda quinzena de outubro, copos temáticos com nomes e combinações que remetem à data. “Nossas unidades são livres para decorar suas lojas de acordo a data. Essas ações serão trabalhadas com data de início e fim para gerar expectativa e senso de urgência nos clientes e o que deixa elas ainda mais especiais”, conta Henrique.
Datas sazonais
As datas sazonais são frequentemente utilizadas pela Di Matteo Açaí, todos os anos, a equipe de marketing da rede juntamente com outros departamentos formulam um calendário com todas as datas comemorativas do ano e planejam ações referentes a cada data importante.
“Para nossa franquia, investir em datas comemorativas é uma maneira não só de lucrar com as ações, mas também de fortalecer nossa relação com o cliente, criando conexões ao fazer parte de datas importantes”, esclarece Henrique.
O planejamento de marketing para as datas comemorativas é direcionado a todas as franquias da rede. Os franqueados recebem todo o planejamento e orientações detalhadas de todas as ações, juntamente com todo o material necessário. “Fica a critério do franqueado utilizar em sua loja decorações e demais elementos referentes à comemoração”.
Público-alvo
O mês de outubro é conhecido por ser um mês mais voltado às crianças. Extremamente visuais e dependentes dos pais, as estratégias também devem atingi-los. Para a Di Matteo Açaí, o planejamento da rede não é pensado somente no público-alvo, mas em todos os clientes, mesmo que aquela data não os atinja diretamente.
“Para isso, nossos produtos seguem um padrão visual já conhecido e aceito por todos, além de abusarmos de combinações gourmets e saborosas que geram desejo independentemente da idade, além dos preços especiais oferecidos”, explica o CEO da marca.
A Di Matteo Açaí é conhecida por seus cremes de receitas exclusivas, como o de Pistache Premium, uma marca registrada da rede. Neste mês, a maior estratégia foi incluir nas combinações cremes exclusivos com o intuito de ofertá-los em combinações de sabores.
“Esperamos não só atrair clientes novos para experimentar nossas combinações, mas também fazer com que os clientes fiéis provem outros cremes do nosso portfólio, aumentando a quantidade de opções para acrescentar em seu copo”, revela Henrique Claudio Machado, CEO da empresa.
Datas sazonais com estratégia
Para além de ficar de olho nas datas comemorativas ao decorrer do ano, é preciso que as estratégias sejam detalhadas e específicas, isso porque, cada data tem um significado único e não irá atingir sempre o mesmo público.
Uma das vantagens das datas sazonais, é a capacidade de criar senso de urgência e expectativa entre os consumidores. Criar promoções antecipadas, descontos exclusivos e programações diferentes incentivam o público a fazerem suas compras antecipadas. Outro ponto, é que, criando campanhas de forma antecipada, permite que os clientes engajem mais, reforçando a identidade do negócio.