De acordo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das franquias avançou 12,8% no 2° trimestre de 2024. O segundo melhor desempenho do setor foi o de alimentação – food service, que cresceu 16,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Com o segmento em bom ritmo, a rede Amélie Crepêrie, franquia de bistrôs franceses que tem como carro chefe a tradicional galette (legítimo crepe francesa de trigo sarraceno), retoma seu plano de expansão e mira no crescimento pelo Sudeste e Centro-Oeste.
Com um conceito de negócio gastronômico que combina ambientes charmosos a preços acessíveis, a franquia do Amélie Crepêrie oferece um modelo de restaurante otimizado e compacto que requer o investimento inicial a partir de R$ 650 mil. Com cinco unidades no Rio de Janeiro, em sua maioria dentro de shoppings centers, a marca agora planeja expandir suas operações pelos estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Distrito Federal. Para tal, a rede carioca se uniu ao Grupo Arcca, holding de franqueadoras multimarcas com forte DNA de tecnologia e gestão.
“Acredito que o sucesso do Amélie Crepêrie ao longo desses 10 anos de mercado esteja no seu modelo de negócio baseado no charme acessível. Isso porque oferecemos aos clientes um ambiente agradável com uma gastronomia bem executada e preços acessíveis. O resultado são casas sempre muito bem movimentadas e lucrativas para os nossos franqueados. As operações da rede geram um faturamento médio mensal de R$ 240 mil, um excelente negócio dentro do food service”, comenta a sócia fundadora da rede, Sálua Bueno.