No mercado de Food Service desde 1990, a Água Doce Sabores do Brasil nasceu com objetivo de oferecer comida de qualidade e um espaço destinado à celebração entre entes queridos. Com 80 unidades em sete estados, a franquia se consolidou em cidades interioranas do País, ofertando uma gastronomia baseada na cultura brasileira. Após se posicionar nas localidades, a marca dá mais um passo para ampliação da rede: ingressar em shopping center. Com forte atuação com os restaurantes de rua, a empresa enxergou uma oportunidade de levar o DNA de interior e casual dinner para dentro deste formato de empreendimento. Até o fim de 2025 são esperadas seis operações situadas em centros comerciais.
Segundo Julio Bertolucci, diretor de franquias da empresa, os shopping centers são mais que centros de compra. “Estes espaços se transformaram em locais de confraternização e descontração, indo além da tradicional praça de alimentação e lojas de vestuário, por exemplo. É possível realizar diversas atividades dentro de um único ambiente, como visitar uma exposição ou ir ao teatro. Dessa forma, vislumbramos a possibilidade de levar a Água Doce e ser mais uma opção de lazer para os consumidores deste tipo de empreendimento”, revela o executivo.
Com quatro restaurantes em funcionamento em shopping nas cidades de São José do Rio Preto (SP), Barueri (SP), Carapicuíba (SP) e Rondonópolis (MT), a empresa busca ampliar a presença em mais localidades com este formato de negócio. Para o segundo semestre de 2024, a rede irá ingressar em centros comerciais de Vargem Grande Paulista e Cajamar, ambas localizadas no interior de São Paulo. A meta é que nos próximos cinco anos, a Água Doce possua 20 operações nestes locais.
De acordo com o estudo “Mix dos shoppings: impacto das franquias”, realizado pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), em parceria com AGP Pesquisas e ABF (Associação Brasileira de Franchising), a categoria Alimentação lidera com mais de 4,4 mil marcas distintas nos malls, o que representa aproximadamente 18% do total de marcas. A pesquisa também revela que, dentre as 50 marcas mais presentes nos shoppings, destaca-se a forte presença das franquias nesse contexto, representando 36 das principais, o que evidencia a relevância do modelo dentro dos empreendimentos. Além disso, os dados mostram que das 13 marcas que estão presentes em mais de 50% dos shoppings, 9 são franquias. Além disso, entre as categorias, considerando o total de lojas em shoppings, observa-se que as categorias com maior peso das franquias são: Calçados (56%), Alimentação (48%) e Perfumaria e Cosméticos (44%).
“O perfil de shopping muda de acordo com a cidade e quantidade de habitantes, dessa forma, avaliamos a movimentação e o entorno para decidir qual modelo da franquia seria o mais adequado para aquele local. Temos três formatos de negócios: Máster, que são restaurantes mais robustos, com cardápio completo, espaço para crianças e música ao vivo; Express, que é mais enxuto, com portfólio de pratos mais focados para uma refeição rápida e do dia a dia; e o Delivery, voltado 100% para as entregas em domicílio e take away; sendo os dois primeiros indicados para implantação em centro comercial”, comenta Julio.
Para abrir uma operação da Água Doce, o investimento parte de R$ 690 mil para a unidade Máster, com faturamento previsto de R$ 250 mil; R$ 594 mil para Express, com faturamento médio mensal de R$ 180 mil; e R$ 460 mil para a operação Delivery, com faturamento acima de R$ 100 mil. O prazo de retorno também varia de acordo com o formato de negócio, sendo entre 24 e 36 meses.