2024 tem sido um ano e tanto para a Casa do Construtor. Com meta de chegar às mil operações até o fim de 2025, a Empresa acaba de superar a importante marca de 700 operações e teve, ainda, um de seus sócios e fundadores, Altino Cristofoletti Junior, agraciado com o Prêmio ABF de Personalidade do Ano concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Além disso, a maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção, reforma, manutenção, pintura, limpeza pesada e jardinagem da América Latina acaba de conquistar, pela 17ª vez o selo Franquia 5 Estrelas concedido pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN). As vencedoras constam do anuário Guia de Franquias 2024/2025, que já se encontra nas bancas.
Esta é a 21ª edição da láurea promovida pela Publicação. Ao longo dos anos, a Rede colecionou desempenhos notáveis, tendo recebido a pontuação máxima, consecutivamente, nos quatro últimos. Além disso, entre 2010 e 2020, a Companhia também foi agraciada, pela PEGN, com o título de “Franquia do Ano”. As marcas vencedoras foram avaliadas em três parâmetros: Desempenho (crescimento, taxa de retorno e número de lojas), Qualidade da rede (suporte oferecido, força da marca e inovação) e Satisfação do Franqueado (treinamentos, consultoria e manuais). A Casa do Construtor recebeu a pontuação máxima obtida por meio de pesquisa respondida pelos franqueados e conduzida pela Serasa Experian.
“Para nós, da Casa do Construtor, é uma grande honra receber esta láurea de uma revista conceituada, como a Pequenas Empresas Grandes Negócios. Estamos em um período de grandes transformações na Rede, com a chegada de novos executivos, além de um plano de expansão bem desenhado que contempla, além das cidades do interior, a chegada a outros países – além do Paraguai e Uruguai onde já temos operações – da América do Sul, como Argentina, Chile e Colômbia e México. A intenção é chegar também à Europa, tendo Portugal como porta de entrada. E isso só nos mostra que estamos no caminho certo com nossos mais de 300 franqueados”, diz Altino.
Quem sabe a mesma linha de raciocínio é o também sócio fundador, Expedito Eloel Arena, que reflete a respeito da forma como são obtidos os resultados. “Não há intermediários, não há tutela das respostas, não há influência de ninguém, e todos respondem anonimamente. Além disso, os quesitos avaliados perante os franqueados são extremamente sensíveis, ou seja, eles sabem realmente do que estão falando. E obter a pontuação máxima, dessa forma, nos mostra que estamos no caminho certo e aumenta nossa responsabilidade, para com o mercado e para com os nossos franqueados”, declara.
Rede com resultados expressivos – Em 2023, a Casa do Construtor completou 30 anos continuou firme em sua curva de crescimento. Prova é que, no ano, o faturamento chegou a R$ 834 milhões, 20% a mais do que 2022. Este resultado foi obtido sobre desempenhos expressivos em 2020 (aumento de 18% no faturamento), 2021 (+54%) e 2022 (+38). Também houve um salto no número de unidades: foram abertas 140 (um recorde na história da rede), totalizando a marca de 665 – o que representa 25%. As novas unidades se concentraram nas regiões Sul e Sudeste.
Este incremento é ratificado pelo ranking da Associação Brasileira de Franchising, que listou a Empresa está as 50 maiores em número de operações. No ano de 2022, com 528 operações, a Casa do Construtor ocupava a 35ª posição. Já em 2023, com 659, incremento de 19,9%, passa a ocupar a 27ª, sendo uma das poucas do segmento de Casa e Construção listada entre as 30 maiores.
E quando o assunto são as franquias, a Rede segue em linha com os dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Segundo a entidade, apenas no primeiro trimestre de 2024, o segmento de Casa e Construção cresceu 15,8%, apresentando um faturamento de cerca de R$ 4,4 bilhões. “Não por acaso, mantivemos nossa expansão de unidades de forma acelerada e planejamos alcançar a marca de 1 mil até o fim de 2025, com faturamento de R$ 1 bilhão”, diz o CEO da Casa do Construtor.
A meta de faturamento da rede em 2024 é de R$ 980 milhões e abertura de 150 novas unidades. Em território nacional, a presença já está consolidada no estado de São Paulo e em capitais do Sudeste, mas ainda há oportunidades de investimento no Norte e Nordeste, de forma geral, além do estado do Rio Grande do Sul e interior de Minas Gerais.