Cada vez mais em evidência por seus benefícios, as fontes de energia renováveis possuem impacto positivo no meio ambiente e vem ganhando destaque em diversos setores do mercado. Uma delas, a energia solar, está entre as opções mais procuradas por empreendedores. O Brasil é o 6º maior produtor de energia solar do mundo, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), com dados da Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena, na sigla em inglês). O país fechou 2023 com mais de 37 gigawatts (GW) disponíveis de capacidade operacional. A Lavô, rede de lavanderias self-service, aposta nesse uso e cerca de 15% da rede já possui plano de assinatura solar.
A implementação dos painéis traz uma redução significativa na conta de energia e impacta diretamente na rentabilidade do empreendimento. A assinatura não gera custos para o franqueado, somente o da energia, e auxilia na construção de mais usinas solares pelo aumento da demanda, além de gerar um desconto de, em média, de 12% da tarifa. “Nosso objetivo é mostrar que é possível ser sustentável de forma econômica e eficaz. Esse é um benefício para ambos os lados, já que o franqueado ganha com a economia e o meio ambiente sofre menos impacto”, afirma o CEO da rede, Angelo Max Donaton.
A rede, que já possui mais de mil unidades comercializadas em todo o país, é comprometida com o meio ambiente e está sempre em busca de soluções inovadoras. “A Lavô já nasceu com uma pegada sustentável. Desde o início, em 2018, já pensamos na sustentabilidade, tanto que utilizamos o contêiner, que seria descartado na natureza, e transformamos em loja, reaproveitando toneladas de material. Além disso, temos equipamentos que trabalham com consumo menor de água e energia”, completa.
Atualmente com 460 unidades operando, a previsão é encerrar o ano com 600 inauguradas e adesão de assinaturas de 150 dos franqueados. “No geral, a adoção dos painéis solares deve gerar uma significativa economia. Isso mostra a importância de soluções como essa para minimizar os impactos ambientais e maximizar os resultados dos franqueados e da marca”, finaliza.