A Espaçolaser (MPM Corpóreos S.A. I B3: ESPA3), rede de depilação a laser, anunciou que está com oportunidades abertas para estabelecimento de novas unidades em municípios brasileiros com grande potencial, como por exemplo Guarulhos (SP), Parauapebas (PA), João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Caxias do Sul (RS), entre outras. Uma das estratégias da empresa, que deve expandir apenas por meio de franquias em 2024, é oferecer a possibilidade de franquias em cidades-chave que antes contavam apenas com unidades próprias, fortalecendo a presença nacional da Espaçolaser, aumentando a capilaridade da marca e sua cobertura junto ao público interessado.
“São municípios com alto potencial de consumo, onde já possuímos unidades consolidadas e com histórico de vendas elevado. Com base em um estudo elaborado pela nossa área de expansão, identificamos que temos muito espaço para crescimento e abertura de novas lojas nestas praças”, afirma Uggo Angioletti, diretor de expansão de franquias da companhia.
Recentemente, a empresa também reduziu o recorte demográfico para fortalecer sua presença em municípios a partir de 50 mil habitantes e assim ampliar sua atuação em mais cidades brasileiras. “Hoje, apenas 13% da população adota a depilação a laser, o que mostra o potencial de crescimento desse mercado. E principalmente do nosso método que é tão eficaz e seguro”, destaca Angioletti.
Em 2023, foram abertas 39 novas unidades no modelo de franquia, o que representou um crescimento de 20% do tamanho da rede franqueada. Hoje a Espaçolaser possui 850 unidades na América Latina, sendo 226 franquias (ref. Mar/24).
Faturamento e lucratividade
O faturamento médio de uma unidade franqueada gira a partir de R$180 mil, com lucratividade média em torno de 30%. O retorno previsto pode variar devido a diversos fatores, mas geralmente ocorre entre 18 a 24 meses. “Com certeza é uma oportunidade de investimento muito atrativa e que entrega um excelente retorno. Ademais, importante citar que estamos falando de uma marca com 20 anos de experiência no mercado e líder no segmento de atuação, o que certamente também repassa credibilidade e segurança aos seus franqueados”, cita Uggo Angioletti.
Neste ano, a Espaçolaser alcançou a 21ª posição no Ranking das 50 Maiores Franquias, divulgado pela ABF, destacando-se pelo quarto ano consecutivo e sendo a única marca do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar entre as maiores.
Universidade do Laser
Um dos diferenciais que os franqueados da Espaçolaser podem contar é com a Universidade do Laser, um centro de treinamento localizado na capital paulista, dedicado à formação de especialistas do laser: fisioterapeutas, biomédicas e esteticistas, contratadas para atuar na linha de frente de todas as unidades da marca. Mais de 100 horas de aulas são destinadas à formação profissional para a aplicação do laser, atendimento, comercial, etc. Inclui-se ainda reciclagens periódicas e atualizações complementares à essa formação, atendendo colaboradores de todos os estados brasileiros e nos demais países da América Latina onde há unidades da marca.